Uma das dúvidas profissionais existentes para quem busca emprego é a maneira correta de se elaborar um bom currículo. Por mais que pareça simples, existem algumas técnicas que podem aumentar as chances do candidato em conseguir o trabalho desejado. O Mato Grosso Econômico dá algumas dicas para você alcançar seu objetivo profissional. Confira abaixo:
Máximo duas páginas
Por mais que existam inúmeras experiências e realizações para serem contadas ao recrutador, seja breve e deixe mais detalhes para entrevista. O recomendado é que o currículo não ultrapasse duas páginas.
Experiências e cursos direcionados para a vaga pretendida
Cite apenas as experiências e cursos relacionados ao cargo pretendido. Não é de interesse de quem está selecionando pessoas para uma vaga na área comercial, por exemplo, que o candidato tenha feito um curso de gastronomia na Itália nas últimas férias ou tenha trabalhado como gerente em um hotelzinho para cães. Caso a vaga fosse para o segmento alinhado à sua experiência ou qualificação a informação é válida, porém, se a empresa que o candidato busca é no setor de construção, vestuário, veículos entre outros, isso pouco importa para a vaga em questão.
Mentir para impressionar
Cuidado com a mentira para querer impressionar o recrutador. Se você coloca algum curso ou experiência profissional que “possui”, mas na verdade não tem, isso pode ser percebido em algum teste no processo seletivo ou ainda nos primeiros dias de trabalho. Lembre-se que as empresas possuem 90 dias de contrato de experiência para saberem se o contratado corresponderá às expectativas. Neste período, pode ser que precise daqueles “conhecimentos fictícios” que colocou no currículo. É provável que vai perder o seu tempo e o da empresa, pois em breve você será demitido e pode ter seu currículo manchado por essa atitude imprudente.
Erros de ortografia
Revise o currículo antes de enviar para a empresa que está contratando. Você pode perder uma oportunidade se o recrutador verificar que não sabe escrever direito ou que não tem cuidado em revisar o que escreve. Isso pode demonstrar pouco cuidado que você tem com a comunicação, algo muito utilizado e valorizado no ambiente corporativo, tanto dentro da empresa (colaboradores, chefes e subordinados) quanto fora da empresa (clientes, parceiros e fornecedores).
Redes sociais
Você gosta de tirar aquele selfie ou foto com seus amigos com uma lata de cerveja ou cigarro na mão? Essa atitude pode parecer inofensiva e meramente de lazer, mas os recrutadores avaliam a sua linha do tempo nas redes sociais. Para isso, tome cuidado com o que postar para não causar uma imagem que não se enquadre no ambiente corporativo. Lembre-se que o seu perfil nas redes sociais demonstram muito quem você por meio de suas atitudes.
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