Os consumidores de energia elétrica do Estado de Mato Grosso foram “presenteados” com um aumento de mais de 13% na conta de energia elétrica no dia do aniversário da capital mato-grossense. O reajuste foi anunciado na última semana e entrou em vigor neste domingo (8).
A decisão foi tomada durante uma audiência pública realizada no início do ano, em Cuiabá. A informação foi passada pelo diretor-presidente da Energisa Mato Grosso Riberto José Barbanera, durante uma coletiva de imprensa. O reajuste faz parte de uma revisão tarifária que acontece a cada 5 anos e valerá para todo o Estado. O aumento é de 13,98% para os consumidores de baixa tensão (residências e comércio). Já para os de alta tensão (indústrias), o aumento chega a 5,97%. No geral, o efeito médio é de 11,53%.
De acordo com o diretor da Energisa, o aumento é necessário para cobrir os investimentos que serão realizados em todo o Estado. Durante uma audiência pública realizada recentemente pela Energisa com vários representantes de setores econômicos, consumidores e Aneel, foi garantido pela distribuidora de energia que será executado um plano de investimento para a melhoria do serviço prestado aos consumidores de Mato Grosso.
O fato é que a população não está nada satisfeita com o aumento. As reclamações em relação aos serviços prestados pela distribuidora de energia têm liderado o ranking de reclamações no Procon de Mato Grosso, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
A última divulgação disponibilizada pelo órgão estadual mostra que foram registrados 2.491 reclamações em fevereiro, sendo 952 referentes aos serviços essenciais (energia, água/esgoto e telefonia). O campeão de reclamações foi a energia elétrica, com 471 registros de insatisfação. Na sequência, com 277 reclamações vem o serviço de água e esgoto e na terceira posição, a telefonia celular com 119 contestações dos consumidores.
Vanessa Priscila dos Santos, 24 anos é autônoma e moradora do Bairro João Bosco Pinheiro, em Cuiabá. Ela relatou à reportagem do Mato Grosso Econômico em um processo aberto junto ao Procon, que após 3 meses de atraso sua luz foi cortada e ela teve que mudar de endereço com 3 crianças pequenas. Após um ano, foi surpreendida com um talão de luz no valor de R$399. Ao receber a conta, entrou em contato com a empresa e foi informada de que a energia naquele endereço estaria sendo usada de forma indevida, mas ela questionou o fato do padrão estar lacrado com indicação de corte e garante que ninguém morou na residência durante o período informado.
Outro caso relatado foi da assistente social Maria Helena de 54 anos, moradora do Bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Ela teve a energia elétrica cortada durante uma tarde de sábado, após informar o funcionário da Energisa que estava com um processo em andamento no Procon, mas não houve acordo. Segundo a assistente social, além de cortarem sua luz, ainda levaram embora o relógio do padrão instalado na residência, o que segundo ela, gerou indignação e constrangimento. “Na frente da minha casa funciona um estabelecimento comercial que é frequentado por muita gente, e todo mundo viu isso, sem dizer que o corte aconteceu num fim de semana, nenhum lugar estava aberto para eu pagar, mesmo que indevidamente”, relatou Maria Helena, que está com um processo em andamento contra a Energisa.
O gerente de atendimento e orientação do Procon Estadual Jeferson Neves Alves, informou que as reclamações mais frequentes em relação a empresa fornecedora de energia são de faturas emitidas indevidamente, leituras não realizadas corretamente como indica o medidor no padrão e o não ressarcimento de danos elétricos causados por desligamento da energia ou oscilação.
“Quando a empresa vai realizar um serviço, é necessário avisar os moradores da região, caso isso não ocorra e aconteça algum dano elétrico, o consumidor deve imediatamente informar a empresa se o problema não for solucionado. A pessoa que deseja reclamar pode vir até o Procon, que abrimos um processo para tentar uma conciliação entre as partes”, diz ele. Quando o problema não é solucionado no Procon e os representantes do órgão percebem que o consumidor está sendo lesado, o caso é encaminhado ao Poder Judiciário e uma multa é aplicada em desfavor da empresa.
Para o gerente do Procon, num contexto geral, a melhoria deve ser feita na eficiência e qualidade dos serviços prestados. “O que temos visto muitas vezes, é que a melhoria nos serviços aos consumidores não acontecem de forma satisfatória e o índice de reclamações ainda continua alto, principalmente dos serviços essenciais à população como energia elétrica, água, esgoto e telefonia”, finaliza o gerente.
Uma opção considerada econômica pelos consumidores no Estado e que está ganhando cada vez mais espaço é a energia solar. A adaptação é cada vez maior, tanto para residências, quanto para empresas e industrias. O resultado pode ser de até 100% de economia.
A adaptação tem sido tão bem aceita, que Mato Grosso tem a previsão de instalação de uma fábrica chinesa de placas solares, um investimento milionário que deve ser aplicado nos próximos 5 anos. Dois projetos já estão em andamento, sendo que um deles na fase de elaboração. A expectativa é que o empreendimento gere além de economia, mais de dois mil empregos, fomentando o desenvolvimento econômico e social do estado.
Confira abaixo dicas que o Mato Grosso Econômico traz para você economizar energia elétrica:
– Use lâmpadas fluorescentes ou leds.
– Sempre apague a luz antes de sair de um local.
– Evite o acúmulo de ligação de aparelhos na mesma tomada.
– Ajuste o termostato da geladeira para evitar desperdício de consumo.
– Evite colocar fogão e geladeira próximo um do outro, eles podem interferir no consumo de energia.
– Lave o máximo de roupas indicado pelo fabricante da lavadora de uma só vez e limpe o filtro da máquina com freqüência.
– Não deixe televisão ligada sem que ninguém esteja assistindo.
– Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando.
– Acumule grande quantidade de roupas e passe o ferro de uma só vez.
– Fique o mínimo tempo possível no banheiro com o chuveiro elétrico ligado e limpe bem os furos de saída da água do chuveiro.
– Mantenha as portas e janelas bem fechadas quando o ar condicionado estiver ligado e deixe a passagem de ar do aparelho livre.
– Desligue o computador quando não estiver usando.
– Não deixe o aparelho celular, câmera ou notebook carregando a noite toda, retire da tomada quando a bateria estiver totalmente carregada.