A crise econômica que o país enfrenta está fazendo com que as empresas inovem a cada dia para se manter no mercado e aumentarem suas vendas. Uma nova modalidade de negócios está sendo feita pelo Banco do Brasil de Mato Grosso que beneficia diversos agentes envolvidos em uma transação comercial.
O superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso, Sotero Sierra Neto, disse ao Mato Grosso Econômico que está reinventando a forma do banco trabalhar, otimizando tempo na aprovação de crédito, diminuindo o custo dos empréstimos e fomentando negócios com fabricantes e fornecedores de produtos que tenham relação com o banco.
O Banco criou internamente um grupo de compras onde identifica a necessidade e interesse em comum dos seus clientes na aquisição de caminhões, veículos, insumos agrícolas, maquinários entre outros produtos e negocia com o fabricante/fornecedor melhores condições para pagamento à vista de uma quantidade maior dos produtos, garantindo assim desconto no empréstimo ao cliente final do banco.
“Conhecemos as duas pontas da cadeia produtiva, quem precisa do produto [cliente do banco] e quem fornece [fabricante/fornecedor] e estamos fazendo a intermediação da compra onde todo mundo ganha no giro dos negócios. O fornecedor vende um lote maior dos seus produtos de uma só vez, recebe à vista do banco, oferece desconto devido ao volume de produtos adquiridos, o banco gira uma carteira maior de financiamentos e repassa o desconto da fábrica aos seus clientes por meio de um financiamento mais barato. Assim todas as partes envolvidas ganham no negócio”, destaca o superintendente do Banco do Brasil.
Nesta terça-feira (15) teve um evento em Cuiabá voltado ao grupo de clientes interessados em adquirir caminhões. Na ocasião foi feita uma parceria entre o banco e a Mônaco Caminhões, empresa nacional com atuação em Mato Grosso, que possibilitou a comercialização dos veículos com descontos de até R$ 35 mil. O consultor de vendas Edilson de Pinho e Silva, representante da empresa no evento, disse que o desconto só foi possível negociar com a fábrica devido a parceria com o banco na compra de um grande lote de produtos.
“Temos uma tabela diferenciada para o Banco do Brasil, pois efetivamos essa parceria de oferecer desconto devido à compra em escala. O requisito para fazermos essa oferta especial é adquirir hoje no evento. Temos uma tabela para compra de até 20 unidades e outra acima desta quantidade e estamos conseguindo aplicar a diferenciação do preço, pois o banco já fez uma pré-negociação com diversos clientes interessados”, disse o representante da Mônaco.
O gerente de mercado do Banco do Brasil Glaydson Teixeira Cavalcante disse à reportagem que o principal objetivo do evento é mostrar que a parceria é o caminho para o Brasil se desenvolver. “Diversos agentes da economia precisam se unir para superar as adversidades. Os nossos clientes estão recebendo um benefício de adquirir um financiamento mais barato porque tomamos a frente da negociação com o fornecedor. Os caminhões que estão sendo comercializados aqui além de serem mais baratos e terem o custo do financiamento menor do que a taxa selic, também se preocupam com o meio ambiente, pois a tecnologia atual dos fabricantes permite com que veículos emitam menos poluentes na atmosfera e terem mais eficiência operacional. O próprio retorno de negócios que o caminhão novo proporciona e menor custo de manutenção já paga o financiamento”, disse o gerente de mercado do Banco do Brasil.
O evento contou também com a palestra do Sebrae sobre mercado e competitividade empresarial. O gerente de inteligência estratégica da instituição, André Schelini falou sobre o cenário econômico atual e as perspectivas de internacionalização dos produtos de Mato Grosso. “Hoje em Mato Grosso temos 144.400 Microempreendedores individuais, 72.421 microempresas, 20.224 empresas de pequeno porte e apenas 400 de grande porte. O agronegócio é importante no estado, porém o setor de comércio e serviços é fundamental para a economia de Mato Grosso. Em termos de proporção econômica temos o agro responsável por 2%, comércio 40%, serviços 42%, indústria 11% e construção civil 5%. Temos condições de ajudar as empresas a crescerem tanto em Mato Grosso como internacionalizar seus produtos”, destaca o representante do Sebrae.
Foram comercializados no evento 50 caminhões segundo o Banco do Brasil.