A estréia da série de entrevistas iniciada nesta quarta-feira (27) do 'Café com Google (quadro de marketing digital) da rádio Metrópole FM Cuiabá (105,9) teve como tema a ferramenta de divulgação Google Adwords, que são palavras-chave que as empresas selecionam de acordo com sua atividade econômica visando ganhar mais visibilidade perante o seu público-alvo quando pesquisa por algo no Google.
Confira o resumo da entrevista realizada por Alessandro Torres, do site de economia e negócios Mato Grosso Econômico e Vanderlei Munhoz, rádio Metrópole FM (105,9) com o especialista em Google Matheus Botharo.
Alessandro Torres – MT Econômico: Como uma empresa comum, por exemplo, um restaurante de Cuiabá, pode aparecer no Google diante de milhões de restaurantes no mundo que são visualizados diariamente no buscador de pesquisa através dessa ferramenta Adwords?
Matheus Bottaro – Especialista Google: Com essa ferramenta é possível escolher uma região geográfica do interesse da empresa, a cidade onde se localiza o estabelecimento. é preciso definir as palavras relacionadas às buscas por aquela empresa e caso seja um delivery de almoço, por exemplo, seria mais conveniente definir um horário do anúncio para aparecer no Google, das 10h às 13h, como sugestão. Neste caso, não é interessante para a empresa ser vista no período noturno, devido ao tipo de produto e horário que o estabelecimento está com as portas abertas. Assim, você atinge seu público na hora certa e no momento certo.
Vanderlei Munhoz – Rádio Metrópole: Então é possível definir além das palavras-chave, o horário que a empresa quer ser vista no Google?
Matheus Bottaro – Especialista Google: Exatamente. Quando as pessoas pesquisam no Google muitas empresas acabam aparecendo nas primeiras posições, por que existe um sistema/robô que identifica a relevância do conteúdo diante da palavra-chave digitada em um determinado horário que escolher. Quanto mais você filtrar sua publicação, melhor será, pois o Google traz informações relacionadas de acordo com o que as pessoas pesquisam, seja de forma orgânica ou patrocinada (Adwords).
Alessandro Torres – MT Econômico: Se hoje uma empresa for anunciar em uma mídia tradicional, por exemplo, no intervalo do jornal nacional da rede Globo, ela pagará no mínimo R$ 1 milhão para aparecer de forma básica, com poucas inserções. No Google, que é uma empresa conhecida mundialmente também é caro anunciar?
Matheus Bottaro – Especialista Google: Esse é o grande diferencial do Google. Existem formas de divulgação para todos os tipos de negócios, desde o profissional autônomo, pequena, média ou grande empresa. Algumas campanhas, por exemplo, podem ser feitas a partir de R$ 40,00. Além disso, o anunciante só paga para o Google se o interessado clicar no seu anúncio.
Alessandro Torres – MT Econômico: A divulgação nas empresas está inserida em um contexto mais amplo. Qual a finalidade de anunciar no Google e como é feito esse planejamento de campanha?
Matheus Bottaro – Especialista Google: Existem 5 grandes objetivos que as empresas anunciantes têm que o Google pode ajudar a melhorar a visibilidade e aumentar o resultado do negócio. O primeiro é captar contatos (leads) com nome, telefone, email para um posterior contato comercial. O segundo motivo é gerar acessos para um determinado site, gerando tráfego, isso se aplica a sites de notícias e blogs. O terceiro é para quem precisa vender por e-commerce, uma loja virtual precisa atrair compradores diariamente. O quarto objetivo é para receber chamadas telefônicas, agendar consultas, entre outros. Um restaurante delivery por exemplo precisa que o número de ligações aumente. E o quinto principal motivo é a empresa que precisa fazer um trabalho de branding (reconhecimento de marca), criando uma proximidade com seu público-alvo e ficando mais conhecida no mercado.
Alessandro Torres – MT Econômico: Como usuário comum, quando busco por algo na internet, um tênis ou uma roupa por exemplo, parece que nas próximas pesquisas aparece sempre propaganda daquilo que pesquisei. Como isso é possível?
Vanderlei Munhoz – Rádio Metrópole: Explica isso pra gente Matheus, porque esses dias atrás eu pesquisei na internet um microfone para a rádio e durante a semana, todos os sites que eu entrava tinha anúncio de microfone.
Matheus Bottaro – Especialista Google: Olha gente, não é bola de cristal nem coisa do destino (risos). Esse tipo de estratégia chama-se Remarketing e revolucionou o marketing digital. Quando uma pessoa faz uma pesquisa na internet, o Google grava os dados e mostra anúncios relacionados ao que foi pesquisado. A chance de retorno de negócios é muito maior, pois acaba lembrando o usuário sobre algo que ele pesquisou recentemente. Isso possibilita que uma empresa possa alcançar um público com perfil de interesse cada vez maior no produto ou serviço dos anunciantes. Quem nunca pesquisou uma viagem, por exemplo, e já foi perseguido por empresas vendendo pacotes ou passagens aéreas, não é mesmo? Em Cuiabá já fiz uma palestra onde uma pessoa comentou que estava procurando um imóvel na internet e depois ficou recebendo vários anúncios nos sites que ela pesquisava e acabou encontrando algo no perfil que buscava. Ela disse que Deus tinha mandado aquela oportunidade pra ela, pois atendia suas necessidades, mas na verdade quem tinha enviado era o Google (risos).
Matheus finaliza que em Cuiabá o custo por clique em um anúncio desse tipo fica na média de R$ 0,05 a 0,08 centavos para quem clicar. “Além de ser muito barato a empresa mostra a propaganda sem pagar nada e só paga quando alguém clicar no anúncio”, conclui Matheus Botharo.
O especialista em Google ofereceu no fim da entrevista, uma promoção especial para quem mandar um “oi” no whatsapp da rádio Metrópole FM Cuiabá (105,9), dizendo que ouviu a entrevista. Quem investir R$ 225 reais ganhará um bônus de mais R$ 225 reais para anunciar no Google, ou seja, terá R$ 500,00 para investir. Promoção por tempo limitado!
Clique aqui e confira o áudio da entrevista completa
Whatsapp Rádio Metrópole
(65) 9.9259-3031
Baixe o aplicativo da rádio Metrópole FM Cuiabá (105,9) e acompanhe a rádio diariamente
Baixar app versão Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.metropolefm.app
Baixar app versão IOS (iphone)
https://itunes.apple.com/br/app/metr%C3%B3pole-fm-105-9/id1226090450?mt=8
Palestras gratuitas sobre Google para empresários e empreendedores
Toda terça-feira às 19h30 no shopping Goiabeiras. Inscrições abaixo.
Confira as principais notícias de Economia e Negócios de hoje no Mato Grosso Econômico