A união entre os estados de Mato Grosso e Goiás fez com que o Governo Federal garantisse que a primeira etapa da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) fosse iniciada. O projeto total da ferrovia liga Goiás até o estado de Rondônia, começando por Campinorte (GO), passando por Água Boa (MT), Lucas do Rio Verde (MT) e Vilhena (RO), e terminando em Porto Velho (RO). A primeira etapa é a que liga Campinorte a Água Boa.
“O recurso para a primeira etapa da FICO está vindo das prorrogações de concessões das ferrovias do Carajás (Pará e Maranhão) e da Vitória-Minas (Minas Gerais e Espírito Santo), que gerarão cerca de R$ 4 bilhões. Tanto o Pará quanto o Espírito Santo estavam requerendo o recurso, mas o Governo Federal, por meio do presidente Michel Temer, entendeu que é muito importante priorizar, neste momento, a FICO. De acordo com o Governo, outras soluções serão buscadas para o Pará e o Espírito Santo”, explica o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.
Ainda, conforme dados do Movimento Pró-Logística, a FICO trará um alívio significativo para o escoamento de grãos do Vale do Araguaia, região ao Leste de Mato Grosso. “Com a ferrovia pronta, será possível o escoamento de parte da produção do Vale do Araguaia para Ferrovia Norte Sul, permitindo que sejam acessados os portos de Itaqui (MA), no Norte do país, e Santos, no Sudeste. A FICO também permitirá uma redução de custos com frete de aproximadamente 25%”, completa Ferreira.
A obra é de vital importância não só para a região leste, que tem sua produção de grãos aumentando a cada ano, mas também, para o próprio Estado.
Números – Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja e milho na Região Leste de Mato Grosso na safra 2016/17 foi de 19,85 milhões de toneladas, o que representa 32% da produção do Estado. A produção desta região cresce a cada ano e até 2025 poderá alcançar 29 milhões de toneladas entre soja e milho.
A FICO, segundo o Movimento Pró-Logística, terá uma capacidade inicial de 10 milhões de toneladas neste primeiro trecho.
Andamento
Segundo o Governo Federal, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e o Projeto Básico desta primeira etapa da FICO foram contratados pela Valec. O trecho conta com a licença prévia 493/2014.
A expectativa é que o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste esteja pronto em 4 anos, em função do período para elaboração do projeto executivo e da licença de instalação.