MISSÃO INTERNACIONAL

Empresários do Siar-Sul participam de missão internacional

16-12-2016
Fonte: Redação
Foto: Reprodução

Entre os dias 1º e 15 de novembro associados do Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar Sul MT) participaram da 22ª edição de uma das maiores feiras do setor alimentício do mundo, a FHC da China 2016 no, Shanghai New International Expo Center e Hong Kong. A missão proporcionou aos empresários, conhecimento e troca de informação com expositores de mais de 70 países.

Além da feira, também visitaram fábricas chinesas, supermercados, foram até a embaixada do Brasil em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e Consulado do Brasil em Xangai na China, na visita todos os participantes puderam observar a diferença de cultura nos hábitos alimentares e sistemas de rastreabilidade, certificação e diversas formas de embalagens. A Missão foi viabilizada por meio de uma parceria entre Siar Sul MT e Sebrae MT.

No Consulado do Brasil em Xangai os associados foram recebidos pela embaixadora, Ana Cândida Perez e os secretários Paulo Alves Neto e Martin Norman Kämpf. A embaixadora fez o discurso de bem-vindos uma breve apresentação sobre o Consulado deixando a condução da reunião aos dois secretários; sendo que o secretário Paulo de forma transparente informou e respondeu perguntas sobre o comércio entre o Brasil e a China assim como salientou a importância das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estarem preparadas para tentar acesso ao mercado daquele país.

Para o proprietário da empresa Coperphós, Marcelo Luiz Cyles Pereira, o contato com empresários de outros países gerou expectativas promissoras para seu negócio. “Durante a Missão presenciei ações desenvolvidas no Setor Alimentício que não imaginava existir, a criatividade e agregação de valor dada aos alimentos é impressionante. Todo esse conhecimento, aprendizado e troca de experiência adquirido aos poucos vou aplicar em minha atividade explorando outras perspectivas de seguimentos ainda não explorado”, frisou Marcelo.

Marcelo, também ressaltou que na ocasião os participantes também ficaram entusiasmados ao tomar conhecimento de que o sudeste asiático representa 50% da população mundial e que apresenta apenas 20% dos recursos naturais e que principalmente a China vai necessitar importar cada vez mais matéria prima, alimentos e bebidas para abastecer seu mercado interno.

De acordo com diretora do Siar Sul MT e proprietária da empresa AgroZoo Rações e Sais Minerais, Ana Paula Fonseca Queiroz, a Missão propiciou conhecimento e aproximou os empresários de diferentes culturas. “Foi a primeira vez que participei de uma Missão Internacional, uma experiência que agregou valor tanto profissional quanto pessoal. Além das visitas técnicas que geraram grandes expectativas de crescimento, as visitas culturais nos ajudaram a compreender os costumes e vivenciar um pouco do dia-a-dia dos Árabes e dos Chineses”, destacou a empresária.

Para o presidente do Siar Sul MT, Rafael Vilela contribuir com a participação de seus colaboradores em eventos como a feira FHC da China só reforça a parceria e o comprometimento que o Sindicato tem com seus associados. “As visitas a feiras e novos mercados é uma oportunidade que proporciona conhecimento e agrega diversidade ao negócio de nossos associados. Por meio dessas iniciativas o Sindicato retribui o investimento dos colaboradores e acima de tudo colabora com crescimento dos empresários”, finaliza o presidente. 

Compartilhe nas mídias sociais



Acompanhe também as notícias pelo celular ou tablet