EXPEDIÇÃO SAFRA

Expedição Safra lança 11ª edição em Mato Grosso

15-12-2016
Fonte: Redação
Foto: Reprodução

Foi lançado nesta quarta-feira(14) a Expedição Safra 2016/17 em Rondonópolisna Fazenda São Carlos II com o apoio do grupo Bom Jesus Agro.

A cidade é destaque na produção agrícola nacional e no evento reuniu representantes de entidades públicas e privadas do agronegócio, além de técnicos e produtores da região, para debater mercado e produtividade. O evento ocorreu na Fazenda São Carlos II com o apoio do grupo Bom Jesus Agro.
 
“Escolhemos Mato Grosso por ser o maior produtor de grãos brasileiro e devido à retomada na produção, à expectativa positiva para o ciclo atual”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Nesta temporada, o estado tem potencial para colher quase 30 milhões de toneladas de soja – 2 milhões a mais que no ciclo 2015/16. “51% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso vem do agronegócio e precisamos que o setor continue pujante”, reforçou o gerente regional da Caixa no estado, João Henrique Cruz de Oliveira.
 
O evento contou ainda com a palestra “Construção de uma agricultura mais resiliente” promovida pelo engenheiro agrônomo do grupo Bom Jesus Agro, Luiz Henrique Vigolo. “Precisamos trabalhar com sistemas integrados, visando a otimização de recursos financeiros e naturais para melhor produtividade na lavoura. Precisamos desenvolver a capacidade de passar por adversidades, sem comprometer o potencial produtivo”, completou. Entre as estratégias bem sucedidas, está o plantio direto, destacado pelo proprietário da Fazenda São Carlos II, Luiz Antonio Ortolan Salles. 
 
Há 11 temporadas na estrada, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos no Brasil, na América do Sul e nos Estados Unidos da América. Do plantio à colheita, a equipe do projeto percorre as lavouras de soja e milho e acompanha ainda a logística de escoamento da produção, conferindo rodovias, portos, terminais de embarque e ferrovias.
 
“A Expedição Safra promove o debate de interesse público e privado porque a informação é crucial para o desenvolvimento de um agronegócio competitivo e sustentável. Acompanhamos todo o ciclo produtivo, discutindo o plantio e a colheita, mas buscamos entender variáveis como o clima, o lado da oferta e também da demanda”, ressaltou Ferreira.
 
Sobre a Expedição Safra
 

Na estrada há 11 temporadas, a Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Compartilhe nas mídias sociais



Acompanhe também as notícias pelo celular ou tablet