Foram dois dias intensos de debates, palestras, cursos e aprendizados durante o Fórum Sebrae de Negócios. A iniciativa pioneira do Sebrae trouxe no segundo dia alguns nomes conhecidos nacional e internacionalmente, entre eles Hans Peter da World Trade Organization, além do gerente nacional da Microsoft André Pinterich.
André veio falar sobre inovação e transformação digital. “O objetivo é oferecer para as empresas uma plataforma de tecnologia que hoje está disponível para qualquer tipo de empresa, desde a pequena até a grande”, explica o representante da Microsoft à reportagem do Mato Grosso Econômico.
O evento trouxe também uma palestra sobre o serviço de transporte Uber, novidade em Cuiabá e um curso sobre Tendências Tributárias, com o economista Fábio Apolinário.
No auditório principal os participantes acompanharam uma mesa redonda comandada pelo consultor Jogi Oshiai, que intermediou o bate papo sobre desafios para a competitividade internacional com Hans Peter, da World Trade Organization, o secretário de Planejamento do Governo de Mato Grosso Gustavo de Oliveira, e Carlos Braga, professor e consultor de negócios.
O secretário Gustavo de Oliveira disse à reportagem que o governo de Mato Grosso têm feito investimentos nos setores produtivos, buscando novos parceiros internacionais, principalmente os países vizinhos.
“O Estado retomou as obras da ZPE em Cáceres, investiu mais de 3 milhões de reais, além de expedições em países vizinhos, temos conversado também com compradores internacionais”, explica o secretário que garante que o Estado está buscando a ampliação do mercado.
Mato Grosso foi um dos estados com menor impacto econômico devido à crise nacional, porém mesmo assim sentiu o reflexo no bolso, por isso o secretário ressaltou que é necessário se preparar.
“Nós temos grandes expectativas de boas safras, pois somos um estado produtor, mas não estamos imunes e por isso temos que estar preparados, temos expectativas de alavancar a economia acreditando em nosso potencial produtivo”, explica Gustavo.
O encontro foi voltado à empreendedores, comerciantes, empresários e profissionais interessados em ampliar o conhecimento a respeito do mundo de negócios. O gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae MT e coordenador do fórum, André Schelini conta que a ideia do evento foi oferecer subsídios para que as pessoas do mundo dos negócios possam se preparar para sair da crise.
“A gente sabe que a situação hoje no Brasil não é fácil e isso dificulta para o empresário hoje empreender. Neste sentido nós buscamos trazer aos participantes do evento conhecimento técnico e de vanguarda, relacionados à inovação, tecnologia, mercado e finanças para ajuda-los na preparação necessária para saírem da crise”, explica André.
A programação extensa do fórum incluiu palestras com especialistas em vendas, negócios, mercado (inclusive internacional), além de clínicas tecnológicas (14) e palestras técnicas (5).
O encontro ocorreu no Centro de Eventos Pantanal, onde foi montado um Espaço de Negócios com 47 expositores, entre empresas e instituições que ofereceram produtos e serviços aos visitantes (entre eles o portal de notícias e conteúdo Mato Grosso Econômico).
O evento agradou o público presente. O consultor de negócios na área de finanças e planejamento estratégico, Celso Miori, assistiu as palestras e parabenizou a organização do fórum. “O nível das palestras foi muito elevado. Os palestrantes realmente tinham algo a acrescentar. A iniciativa do Sebrae é pioneira e foi uma contribuição muito importante”, disse Celso.
O diretor acadêmico da faculdade Fatec do Senai, Rubens de Oliveira também assistiu as palestras e considerou importante a iniciativa do evento. “Hoje vimos sobre a internacionalização e isso é importante para nosso setor industrial e também vi a palestra de vendas, foi muito motivadora”, ressalta Rubens
No evento foi montado também um Food Park com acesso livre ao público em geral, oferecendo lanches, comidas regionais, pizzas, doces e bebidas.