Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que os consumidores em sua maioria pretendem comprar um presente para o Dia dos Pais na média de R$ 125.
Segundo a pesquisa esse percentual de 57% corresponde a 86,1 milhões de pessoas em todo o país. Essa parcela supera à registrada no mesmo período do ano passado quando 49% disseram que iriam comprar presente nesta data comemorativa.
Se realmente esse número se concretizar, o movimento financeiro deve atingir R$ 10,7 bilhões.
A fatia de 38% dos consumidores pretende gastar a média do que gastaram ano passado. Outros 26% indicaram redução dos gastos e apenas 13% estão dispostos a elevar a quantia.
Os brasileiros financeiramente mais apertados querem gastar com mais cautela. Há ainda a fatia de renda que pretende comprar um presente no valor de até R$ 111.
PRESENTES – Na pesquisa 40% dos consumidores pretendem comprar roupa, perfumes e cosméticos. Os calçados aparecem com 16%, seguidos de acessórios como cintos, óculos, carteiras e relógios 14%, vale-presentes 4% e as comemorações em restaurantes 4%.
Quanto aos meios de pagamentos, a maioria (75%) quer efetuar o pagamento à vista, sendo 66% em dinheiro e 9% com cartão de débito. Outros 16% apontaram o uso do cartão de crédito. Entre os que pretendem parcelar a compra, a média é de três prestações.
A sondagem foi feita com 872 consumidores de ambos os sexos, de todas as classes sociais e idade acima dos 18 anos, em 27 capitais.