Em 2016 o programa “Ações Integradas de Cidadania” garantiu 47 mil serviços de cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram mais de 60 ações ao longo do ano nas 4 regiões de Mato Grosso e que garantiram acesso a serviços básicos como emissão do registro de nascimento e outros documentos.
Executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o “Ações Integradas de Cidadania”, é uma das frentes de trabalho do Governo do Estado que garante à população de regiões distantes e/ou sem condições financeiras, o direito de exercício pleno de cidadania. Isso é realizado por meio de concretização de documentação, fotos, declarações, entre outros.
A emissão da segunda via do registro de nascimento está entre os serviços mais utilizados pela população. De janeiro a novembro, foram mais de dois mil exemplares emitidos. Também está no ranking de atividades mais realizadas a declaração de hipossuficiência, além da emissão da carteira de pescador amador, com 290 exemplares em regiões ribeirinhas.
No total, foram vinte e três municípios visitados durante este ano. Entre eles, Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Santo Antônio do Leverger, Colniza, Juruena, Castanheira, Campo Verde, Juara, Apiacás, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Carlinda, Nova Canaã do Norte, entre outros.