CURSO

Redução de custo de energia na indústria é tema de curso

11-12-2016
Fonte: Redação
Foto: Reprodução

Na próxima terça-feira(13) às 13h30 na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) acontece o curso ‘Como reduzir o custo da energia elétrica?’ .

A tarifa de energia elétrica para o setor industrial em Mato Grosso é a terceira mais cara do Brasil e a indústria estadual paga 21,7% a mais do que a média nacional, conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

“Enquanto a carga tributária que incide sobre a energia continuar alta, temos que encontrar alternativas para manter a competitividade das indústrias instaladas em Mato Grosso. E este curso contribui para isso, é uma maneira das indústrias reduzirem os custos de produção”, afirma o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical, Sérgio Antunes.

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Dias, os aumentos nas tarifas ocorridos especialmente em 2015, quando houve a revisão extraordinária para quase todo o país, oneram significativamente os custos de produção da indústria. “O impacto na competividade é direto, agravado pelo cenário de redução da atividade econômica. Isso tudo força o empresário a otimizar seus custos, incluindo a conta de energia elétrica”, disse.

Em quatro horas de capacitação, o consultor da CNI apresentará aos industriais diversas alternativas para reduzirem o custo com o insumo, como a revisão de condições de enquadramento tarifário, ajustes em quantidade de demanda contratada, geração no horário de ponta e ações de eficiência energética. Também serão discutidas a microgeração distribuída por meio da utilização de energia solar fotovoltaica e a compra de energia no mercado livre, dentre outras possiblidades.

A capacitação integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para participar do curso, basta se inscrever gratuitamente pelo formulário online. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (65) 3611-1666 ou no e-mail [email protected]

PALESTRANTE – Fábio Dias é engenheiro eletricista graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretor da Vario Engenharia, Consultoria e Projetos, Dias já ocupou cargos como diretor-executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) e diretor técnico da Energética-Tech Consultoria.

 

Compartilhe nas mídias sociais