Novidades gastronômicas serão uma das atrações da Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal 2017 que acontece entre os dias 20 e 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal.
Representantes de oito dos 15 espaços que participarão da Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal 2017 apresentaram as novidades gastronômicas que foram especialmente elaboradas para o evento, nesta terça-feira (11.04). Os detalhes dos pratos que serão servidos na FIT foram conferidos pela imprensa na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), em Cuiabá.
Com o tema ‘turismo sustentável’, a FIT ocorrerá entre os dias 20 e 23 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital. E, como o tema é sustentabilidade, a equipe de consultores do Senac, Paulo Augusto e Jeane Morais, sob supervisão da chef Márcia Mesquita, criou dois pratos exclusivos que prometem repetir o sucesso do ano passado na área gastronômica da feira, que sempre é uma das mais movimentadas.
Com o conceito de elaborar receitas mais naturais, valorizando ingredientes locais e trazendo inovação, a chef decidiu se inspirar na culinária oriental para criar o sushi de jacaré. “A comida oriental é conhecida por ser muito fresca, que utiliza bastante o pescado e, foi então, que pensamos em testar com a carne de jacaré que possui uma textura e leveza que combinam com a proposta do sushi. Após alguns testes, realmente funcionou”, revela Márcia.
O outro prato inédito da FIT será o quibe suíno, que também contém elementos da cozinha internacional para a concepção. “A nossa carne é uns dos maiores patrimônios de Mato Grosso, por isso, queríamos trazer ao público uma opção que tivesse a proteína, então, decidimos pela carne de porco que é mais leve que a de boi e tão nutritiva quanto”. A proposta foi uma forma de tornar a receita mais acessível e diferenciada, agradando crianças e adultos.
O quibe será comercializado durante a FIT no espaço gastronômico. Já o sushi de jacaré será tema de uma das oficinas promovidas pelo Senac na programação técnica, e quem quiser participar pode fazer a inscrição gratuita no endereço eletrônico www.fitpantanal.com.br.
Participantes
Entre os participantes, também está a empresária Denise Arruda, que trouxe os docinhos tradicionais e outros com sabores mais exóticos, como o de licor de pequi, o de furrundu e coco, e o de limão. “Esses doces em que utilizo produtos regionais são todos oriundos da agricultura familiar. O licor é produção caseira, eu mesma faço, o furrundu vem de Poconé e o limão, de Livramento. Eu acho a proposta de aliar sustentabilidade e gastronomia bem interessante, apesar de não ter tanta aceitação do público, tenho notado que as pessoas procuram experimentar e acabam gostando. É uma forma de ajudar o mercado local também”, revela a doceira da marca Maria Gracinha.
Participando pela 2ª vez da FIT Pantanal, o chef Waldemar Untar está animado com mais uma edição e espera repetir o sucesso do ano passado, tanto que venderá novamente o seu sanduíche de costela com chutney de manga. Além disso, os visitantes poderão provar um hot dog com ragu de linguiça e um brownie com xerém de castanha de caju. “Todos os meus pratos levam o conceito de sustentabilidade, pois, ingredientes como a manga, a carne, o queijo, a maionese de manjericão, a castanha, são todos de pequenos produtores do município de Jangada”, explica o personal chef.
Mas quem pensa que só de comida vive a FIT Pantanal está enganado. O bartender Leonardo Tiarayu elaborou um drinque exclusivo para a FIT, que leva o nome de ‘Tchá por Deus’. Os ingredientes são licor e cachaça de pequi, xarope de cumaru e algumas ervas regionais, como quebra-queixo e douradinha. “Fui até o mercado do Porto para pesquisar ervas que pudessem tornar a bebida mais palatável. Fui fazendo os testes e resultou nessa bebida refrescante, super aromática, leve e adocicada. Espero que o público aprove”, pontua o empresário da Neo Drinks. No estande também haverá drinques sem álcool, misturas de bebidas com chás e frutas, para ficar em sintonia com a proposta do mais natural possível.
A intenção da FIT é promover tudo o que Mato Grosso tem, conforme afirma o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro. “Realizar um grandioso evento como este é a oportunidade de colocar numa enorme ‘vitrine’ nossos atrativos turísticos, nossos produtos da agricultura, nossas tradições culturais e a nossa rica gastronomia. Queremos incentivar o mato-grossense a consumir, cada vez mais, os insumos produzidos na região, de forma a fomentar o mercado, fortalecendo os pequenos agricultores e gerando renda e trabalho para a comunidade”.
Para ele, isso também causa resultados positivos para o turismo. “Alguns desses atrativos tornam as cidades ainda mais procuradas. Esse é o grande legado que a Feira deve deixar, fazer com que o povo valorize o que é nosso, comprando mais, investindo mais e conhecendo mais”, revela Nigro.
Outros nomes que integram a lista de participantes da feira são: Casa do Parque, Mundareo, Dom Sebastião, Okada, São Benedito, Orgulho Cuiabano, Marina do Altayr, Padori, Easy Burguer, Cadê meu Doce?, Bendito Pote e Casa dos Bolos.
FIT
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur, e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Também recebe o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT).