A queda da taxa de juros de 6,75% ao ano, anunciada pelo Banco central, considerado o menor patamar registrado desde 1999.Somada ao aumento no fluxo dos shopping que foi 2,4% maior em janeiro de 2018, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) tem encorajado o varejo, em Mato Grosso a investir em atendimento e ações para atração de novos clientes e na retenção de consumidores habituais.
Para o Superintendente do principal centro de compras de Mato Grosso, Pantanal Shopping, Giuliano Bragaglia, os lojistas precisam se antecipar as necessidades dos clientes neste momento é fundamental buscar conhecer o que acontece no mundo.
"Há 15 anos participamos da NRF Retail’s Big Show maior evento de varejo do mundo, que acontece anualmente em Nova York, hoje em sua 107ª edição, muitas dessas práticas vistas no evento são aplicadas no dia a dia do shopping. Percebemos que é essencial o compartilhamento dessas informações vividas na NRF com os nossos lojistas", revelou.
Segundo, presidente do conselho de ética da Associação Brasileira de Franchising, Gustavo Schifino, que esteve em Cuiabá recentemente a convite do Pantanal Shopping para falar sobre consumo na Era Pós-Digital a NRF deste ano revelou a consolidação de algumas tendências vistas nos últimos anos, além de várias novidades.
“A experiência é o caminho que difere o sucesso do fracasso, e este fator se aplica para qualquer mercado de varejo no mundo. As pessoas hoje em dia não se deslocam por necessidade e sim por prazer, e isso significa que o lojista deve agregar dentro do teu ambiente um atendimento diferenciado e fazer com que aquele cliente ache prazerosa a visita” explica.
Schifino revela ainda que a tecnologia se torna cada vez mais um diferencial entre os concorrentes. “Não há mais como distinguir o varejo físico do e-commerce, aqueles varejistas que não tiverem um canal de venda on line ou uma presença nas redes sociais estão participando apenas de parte do mercado. Sabemos que hoje, 58% da venda se iniciam no digital, independente dela ser concluída ou não. Isso serve para aquele que só está no mundo digital, para o fortalecimento de sua marca é preciso abrir uma loja física e conseguir realizar o branding necessário para sua loja na rede”, ressalta.
Já para o diretor de operações da M.officer, Tiago Mello, que discorreu sobre as "Tendências do Varejo Aplicado na Prática", também a convite do Mall, o avanço da tecnologia dentro das lojas físicas e a presença on line e fisica tem impactado no consumo.
“Uma pesquisa de um gigante do varejo britânica cruzou os dados de tudo que acontecia dentro do seu e-commerce com as vendas nas lojas físicas e revelou que 42% de tudo que era vendido no espaço físico era pesquisado em até 48 horas antes em seu site. Isso mostra o quanto um ajuda o outro” esclarece.
Para a proprietária de uma loja de semijoias, Rejani Almeida,as informações recebidas dos curadores da NRF, reforçou a sua confiança.“Percebi que as lojas físicas não irão acabar, estamos passando por um momento de mudanças, a evolução da tecnologia e a capacidade de cada um acompanhar esta transformação é que vai determinar o sucesso de cada um. Penso também que nossos clientes estão cada vez mais preocupados com os ideais de suas marcas preferidas, além disso, existe o atendimento diferenciado, a boa conversa entre o cliente e o atendente, algo que na internet ainda não consegue reproduzir”, endossa.
A empresária ainda reforça que sentiu melhora nas vendas em relação há 2017, e vê confiança do consumidor aumentar. “No primeiro mês de 2018 registramos um aumento de 7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, e não foi só isso, a quantidade de clientes tem crescido. Agora com essas novas idéias vamos realizar novas ações dentro da loja para conquistar novos clientes”, conta.