Em agosto o setor de vendas no comércio varejista de materiais para a construção em Mato Grosso teve crescimento de 7% em comparação a julho, conforme a Pesquisa Tracking mensal da Anamaco.
Na avaliação da Associação dos Comerciantes do Varejo de Material para Construção de Mato Grosso (Acomac-MT) o resultado e o momento sinalizam que o segundo semestre deverá se consolidar mais uma vez como o melhor nas vendas do setor.
Foram entrevistados 530 lojistas entre os dias 24 a 29 de agosto no país. O levantamento mostra que o varejo de material de construção cresceu 5% no mês de agosto no Brasil, na comparação com o mês de julho. Com relação ao mesmo mês do ano passado, o setor teve alta de 4%. No acumulado do ano, o setor apresenta alta de 5,5% sobre o mesmo período de 2017. Nos últimos 12 meses, há crescimento de 7,5%.
No levantamento por regiões, o Sudeste obteve o melhor desempenho no mês, com alta de 8%. Centro-Oeste e Sul tiveram alta de 7% cada, já Norte e Nordeste apresentaram crescimento de 6% e 4%, respectivamente.
"Temos que usufruir do cenário econômico do Estado, aproveitar que Mato Grosso em consumo per capita, é um dos maiores do Brasil. Este momento sinaliza que de fato que o segundo semestre consolidará mais uma vez como o melhor para se vender material de construção", pontua o presidente da Acomac-MT, Gustavo Nascimento.
Ainda conforme o levantamento da Anamaco, as lojas de médio e grande portes tiveram variação positiva de 10% e 12%, respectivamente, no mês.
"Mesmo com o aumento do frete, que afetou principalmente materiais básicos e revestimentos cerâmicos, e com a alta do dólar, que atingiu produtos derivados de cobre, o consumidor voltou a comprar materiais de construção a fim de aproveitar promoções. As lojas que ainda tinham estoques adquiridos sem os repasses fizeram de tudo para atrair clientes. Além disso, com as eleições se aproximando, é natural que as pessoas evitem adiar obras, especialmente porque é um momento de decisão que pode influenciar a economia como um todo. Essa incerteza com relação ao futuro acaba fazendo com que elas invistam agora”, diz o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.