Os 2 primeiros dias de jogos do Brasil prejudicou as vendas no varejo que teve queda de 24,7% no domingo (17) e 19,8% na sexta-feira (22), conforme levantamento feito pela empresa de transações com cartões de crédito e débito Cielo.
Antes dos jogos sempre há alta nas vendas nos mercados visto que muitas pessoas optam por assistirem o jogo em casas com grupos de amigos ou familiares, mas após os jogos, ou as pessoas voltam as atividades normais quando o jogo é de manhã ou lotam bares e restaurantes deixando os mercados praticamente vazios.
Já no jogo de sexta-feira, os supermercados perderam 18,7% de vendas, em relação a uma sexta-feira de movimento normal, apesar de um pico pouco antes da partida.
As vendas em bares e restaurantes também tiveram comportamentos atípicos durante os jogos.
No domingo, caíram 35,4%. Porém, registrou-se um aumento de transações acima da média por volta das 17h, quando a partida já havia terminado. O mesmo se repetiu às 11h de sexta-feira.
Quando analisados somente os bares, percebe-se um leve aumento das vendas no horário do intervalo das partidas e principalmente no final. No entanto, nos dois dias esse segmento teve quedas de 13,2% e 6,8%, respectivamente.
As padarias foram o único segmento que registrou vendas acima da média para uma sexta-feira: alta de 7,1%. O pico foi às 8h, pouco antes de a seleção entrar em campo contra a Costa Rica.
"Infelizmente, os jogos têm um impacto negativo sobre as vendas. Obviamente, a gente espera que sejam recuperadas parte dessas vendas perdidas, mas muitas delas, por exemplo, em restaurantes, não tem como", diz o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.