Um exemplo de empreendedorismo modelo exportação é a Maricota Alimentos que do mercado brasileiro está se expandindo e já está entrando no mercado internacional, com exportação para Dubai.
A empresa que já tem 27 anos, a se transformou de um negócio familiar de Minas Gerais para uma fábrica que comercializa pães de queijo para todo o Brasil. Suas iguarias estão nos principais supermercados do país – como Carrefour, Dia e Pão de Açúcar – e a marca faturou 128 milhões de reais em 2017.
Começou a exportar e viu que deu certo com o mercado da saudade composto por brasileiros que moram fora do país e com isso já conquistou os Estados Unidos. Hoje seu faturamento é 4% da rede vem do exterior. Outros países para os quais a Maricota exporta são Angola, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos (especificamente para a cidade de Dubai), Portugal e Uruguai. Ao todo, a marca exporta 50 tonelados por mês para 17 países.
Criação e crescimento no mercado nacional
A Maricota Alimentos começou em 1991, apenas com a produção manual de pão de queijo por Roberto Evelande e sua mãe. O hoje diretor da marca afirma que a diversificação do mix de produtos foi essencial para que a Maricota conseguisse crescer.
A empresa expandiu e já possui linhas de massas (canelone, lasanha e nhoque), pizzas e salgadinhos. O pão de queijo também ganhou atualizações: há versões mais premium, com queijos Gouda e Grana Padano, e foram lançadas as chipas, “primas ricas” do pão de queijo e típicas no Paraguai. Agora, o negócio estuda entrar no segmento de empanados e pão de alho.
A rede atualmente atende varejos grandes e pequenos, tanto no fornecimento dos pães de queijo para supermercados quanto no food service – distribuição do alimento para eventos e restaurantes, por exemplo. Alguns clientes atendidos são Atacadão, Carrefour, Dia, Pão de Açúcar e Walmart. Ao todo, são mil toneladas mensais produzidas e distribuídas para seis mil empresas brasileiras. Nacionalmente, Evelande vê mais potencial de expansão no food service, que hoje representa apenas 15% da operação da Maricota.
Planos fora do país
A rede já possui 20 importadoras pelo mundo todo e está fechando mais três parcerias nos Estados Unidos. Até 2020, a meta da Maricota é chegar a 50 parceiros e dobrar seu volume de exportação. Com isso, o faturamento com o exterior deve subir de 4% para 10% do total da empresa. Segundo Evelande, a comunidade latina deverá colar no “mercado da saudade” em faturamento, indo de 15% para 40% do total dos ganhos internacionais.
Com mercado nacional e internacional, a Maricota quer faturar 145 milhões em 2018. O negócio é a prova de que o pão de queijo não é apenas delicioso – ele pode também ser muito rentável.