Empreendedorismo

Semana Global de Empreendedorismo começa nesta segunda-feira (5)

O calendário oficial da SGE será no período de 5 a 9 de novembro, mas durante todo o mês serão realizadas ações voltadas ao empreendedorismo.
05-11-2018
Fonte: Redação
Foto: Reprodução

Será realizada em Cuiabá nesta segunda-feira (5) a 11ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), considerada a maior ação mundial relacionada ao assunto, com programação voltada para os mais diversos públicos. Este ano, o tema escolhido é “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”, que retrata o perfil atual do mercado e busca estimular o empreendedorismo no público jovem. Em Mato Grosso, a programação foi estendida para todo o mês de novembro e  contempla vários formatos de eventos voltados para empresários e pessoas que desejam empreender, em todas as regiões do Estado.

O evento é um dos mais esperados do setor, em Mato Grosso, por conta do grande número de empresas estabelecidas no estado. Ao todo, são 86 mil Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e 129 mil Micro Empreendedores Individuais (MEI). 

Nas últimas três edições, participaram mais de 2,5 milhões de pessoas nas 10 mil atividades realizadas pela SGE. Deste modo, esse movimento de empreendedorismo torna-se o maior do mundo, acumulando sete premiações internacionais.

O tema escolhido para este ano é especial porque marca uma novidade no perfil empreendedor no país. Segundo a pesquisa GEM 2017, realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae, a participação de pessoas entre 18 e 34 anos cresceu de 50% para 57%. O crescimento envolve também o número de jovens que buscaram informações para abrir um negócio, que chegou a 15,7 milhões. Outro destaque da pesquisa é a participação das mulheres, que se tornaram maioria no grupo dos Empreendedores Individuais (TEA), totalizando 51,5%.

Programação

Em todo o país, foram disponibilizadas 157 mil vagas para as mais diversas atividades. Serão temas abordados durante a Semana: empreendedorismo feminino, educação empreendedora, vendas e marketing, inovação, finanças, empreendedorismo social, inspiração, startups, políticas públicas e regulamentação, liderança e gestão de pessoas, plano de negócios e estratégia de crescimento, entre outros assuntos.

O calendário oficial da SGE será no período de 5 a 9 de novembro, mas durante todo o mês serão realizadas ações voltadas ao empreendedorismo. 

Toda a programação está disponível no site www.empreendedorismo.org.br. Nele, é possível acompanhar os eventos de acordo com a cidade, os horários, os locais, bem como informações adicionais.

A Semana 

A SGE tem o objetivo de fomentar oportunidades de capacitação aos atuais e futuros empreendedores, de modo a estimular a colaboração entre atores do ecossistema empreendedor em prol da melhoria dos negócios no país.

A Semana foi criada na Inglaterra, no ano de 2007, com a finalidade de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Como parte das mobilizações, são realizadas palestras com diferentes públicos e temas. A intenção é gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades por meio do empreendedorismo.

Mais notícias sobre empreendedorismo clique aqui.

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS



FINANÇAS PESSOAIS