Uma empresa mato-grossense ousa ao optar pela cessão de sua marca para expandir os serviços. O Grupo Malcom [Pub e Club] acaba de expandir sua área de atuação dentro de seu plano de negócios utilizando o sistema de franquias para ganhar mercado.
Prestes a completar quatro anos em Cuiabá, o bar que ficou famoso por se instalar em containers transformou sua marca em franquia e terá a primeira unidade franqueada em Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá). As obras estão previstas para iniciarem nos próximos 30 dias, com previsão de inauguração para o final deste ano, ou, início de 2019.
Apesar da recente crise econômica, o mercado brasileiro de franquias se apresenta dinâmico. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de franquias brasileiras faturaram R$ 163,31 bilhões em 2017, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. E o cenário segue otimista: a projeção da Associação é de alta de 7% a 8% no faturamento em 2018.
De acordo com Alexandre Matozo, um dos proprietários do Grupo Malcom, a casa noturna já foi concebida para ser uma franquia, mas a empresa atuou até recentemente com operação única para consolidar seu formato e estruturar seus modelos de negócios. “Criamos o Malcom com o objetivo de transformá-lo em franquia no futuro. Nesse processo, estudamos bastante o mercado e buscamos selos de qualidade. Aliás, há dois meses, lançamos a nossa franquia durante a feira Brasil Expo Franquias, em Blumenau (SC), sendo o stand mais visitado do evento. Levamos a ‘alma’ do Malcom para lá com som de bandas até realidade virtual”, destaca Matozo.
O empresário conta ainda que empreendedores de outros estados já miraram os olhos para o formato Malcom. “Nós daremos todo o auxílio e consultoria, que vai da escolha do local até das bandas. Além da taxa de payback (retorno) bastante atrativa e rentável, o franqueado contará com todos os diferenciais que tornaram a casa um sucesso. Inclusive, temos mais seis negociações em andamento, destas, cinco são com investidores fora do Estado”, antecipa.
MODELOS – A franquia do Bar é tida pelo Grupo como de “investimento reduzido, se comparado aos formatos tradicionais de franquias” e pode ser feito a partir de R$ 150 mil. O Malcom segue a tendência e a versatilidade de uma estrutura de container que permite levar o holding (a marca) para os mais diversos locais do país. O modelo aposta em três formatos diferentes, capazes de atrair empreendedores de vários perfis: o Malcom Pocket, o “Malquinho” e o “Malcão” e é a escolha do modelo que vai determinar o valor investimento, bem como, como localização do ponto comercial, que por sua vez pode influenciar no custo do transporte dos containers e ampliar o desembolso.
“Em Sinop, o modelo será o ‘Malquinho’, apelido que nossos clientes nos deram quando inauguramos o Malcom. Um projeto que pretende atender até 220 pessoas e com estimativa de retorno prevista para até 10 meses. Já, o Malcom Pocket prevê um investimento menor, adequado para cidades com menos de 100 mil habitantes. Enquanto que o ‘Malcão’ se aproxima da área atual do Malcom Pub, sem o Club, o que equivale ao atendimento de até 480 pessoas”, explica Matozo.
O retorno é calculado de acordo com o plano de negócios definido junto ao franqueado. A estimativa de 10 meses serve para a proposta de Sinop. Por exemplo, um franqueado pode planejar grandes eventos também durante semana, outros apenas de sexta a domingo, decisão que vai influenciar nos ganhos, já que a programação influencia no faturamento e período de retorno do investimento inicial.
Além do compartilhamento de know how (conhecimento) da marca, contam com auxílio para avaliação conjunta da viabilidade do negócio em determinada região, do fluxo de pessoas, da legislação local, da estrutura até da concorrência. “Não é um bicho de sete cabeças. O interessado na franquia não precisa ter experiência com bar e restaurante para ter um”, comenta Matozo.
MALCOM PUB – Sob uma temática de navegação moderna, o local une o conceito de sustentabilidade dos containers com a vibe rock’n’roll do Pub, que conta, entre outras coisas, com áreas climatizadas, sistema de iluminação e equipamentos de som de alta potência e o charme europeu de um bar com 24 metros de balcão. A casa também é sinônimo de segurança tendo em vista sua estrutura resistente e eficaz contra acidentes, que é capaz de sustentar até 30 toneladas.
“Quando instalamos o Malcom, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, as pessoas não acreditavam que ele duraria mais do que um ano. Hoje, estamos prestes a completar quatro anos. Todas as nossas novas unidades franqueadas irão contar com a arquitetura diferenciada e segura, bem como com a mesma qualidade em atendimento, audiovisual [com equipamentos de alta tecnologia], além de um leque de atrações regional e nacional consagradas e muito mais”, destaca Matozo.