Um momento histórico marcou a noite desta segunda-feira (21) em Mato Grosso. Foi inaugurado em Cuiabá, o primeiro posto para abastecimento de carros movidos a eletricidade. O Eletroposto foi instalado na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), localizada na Avenida Rubens de Mendonça (Av do CPA), onde também aconteceu o evento de celebração.
O posto produz eletricidade por meio de placas fotovoltaicas instaladas na própria Fiemt e disponibiliza a qualquer pessoa que tenha carro elétrico a oportunidade de abastecimento gratuito.
A estrutura contou com o apoio de vários parceiros e custou cerca de R$ 70 mil. O abastecimento já está liberado desde a manhã desta terça-feira (22) e pode ser feito no horário de funcionamento da Federação das Indústrias, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. O carregamento do veículo dura em torno de 2 a 3 horas.
Sérgio Guedes Junior, gerente comercial da Estocolmo Volvo Cars, disse ao MT Econômico que além da parceria com o novo Eletroposto inaugurado em Cuiabá, outras unidades de abastecimento estão sendo instaladas por todo o Brasil em pontos estratégicos com o apoio da marca que representa. O objetivo é fomentar o mercado de carros elétricos no país. “Até o ano de 2020 todos os modelos vendidos da nossa marca no Brasil terão pelo menos uma opção com motor elétrico”, disse.
Durante entrevista, o vice-presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, explicou que os Eletropostos são necessários para estimular a fabricação de carros elétricos no Brasil. Segundo ele, os veículos elétricos são mais eficientes que os movidos a combustíveis tradicionais, além de serem silenciosos, poluírem menos o meio ambiente e ter uma manutenção de baixo custo.
Gustavo destacou ainda, que além de todos os benefícios, o fato de Mato Grosso ser um grande gerador de energia também atraiu a possibilidade do Eletroposto no estado. “Faz tempo que o sistema Fiemt vem estudando a entrada dessa tecnologia no mercado de Mato Grosso. Finalmente, com alguns modelos sendo vendidos por concessionárias no Estado, pudemos pensar no investimento do Eletroposto que além de ser gratuito para o usuário, seu sistema é abastecido com energia solar”, declarou o representante da Fiemt.
O presidente do Sindicado da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás do Estado de Mato Grosso (Sindenergia), José Antônio de Mesquita, comemorou a realização que já vinha sendo estudada há muito tempo. O carro elétrico é uma realidade, conforme disse em entrevista ao MT Econômico recentemente. "Nós acreditamos em inovações tecnológicas. Mato Grosso passou de importador para exportador de energia. Exportamos 48% da nossa geração. No mundo já vem sendo adotadas medidas para estimular a produção de veículos elétricos. Em alguns países como o Canadá, até 2025, cerca de 15% dos veículos serão elétricos”, declarou Mesquita.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Leopoldo Mendonça, o Eletroposto é um investimento no crescimento não só da cidade, mas também do Estado. “Nós reconhecemos que estamos no século 21. Tive a alegria de estar junto ao Eletroposto. Isso é uma iniciativa que deve sim, ser louvada. Estamos num processo de protagonismo na cidade de Cuiabá e no estado de Mato Grosso. Isso demonstra a direção de onde Mato Grosso está indo”, declarou.
Mercado e desafios
Em Cuiabá, existem cerca de 10 veículos 100% elétricos rodando pela cidade. Em todo o Estado, pelo menos 90, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran). Com a inauguração do Eletroposto, a expectativa é que o número de veículos elétricos aumente a cada dia.
No Brasil, o carro elétrico vem sendo comercializado há mais de 2 anos e até o momento, já totaliza cerca de 7 mil veículos. A expectativa, é que até 2020 o número de carros trafegando por todo o país seja de 40 mil.
Apesar da grande expectativa, a capacidade das baterias dos carros elétricos ainda é uma dificuldade tecnológica que está sendo resolvida aos poucos. E o valor de cada aparelho de carregamento, depende da opção de cada consumidor, quanto mais rápido carregar, mais caro é o custo. Outro grande problema é o lugar para carregar o veículo, já que o número de Eletropostos espalhados pelo país ainda é pequeno.
A economia do veículo em termos financeiros é como se o carro tradicional gastasse R$12 para andar 30 quilômetros, o equivalente a três litros de combustível. Já com o carro elétrico, com o mesmo valor é possível andar cerca de 100 quilômetros. Em relação a velocidade, o carro elétrico não perde para o veículo movido a combustível. Ele chega a correr mais de 170 Km por hora em pista fechada.
A fabricação do carro elétrico ainda é realizada no exterior e a entrega para quem adquirir pode ser feita entre 15 a 30 dias úteis nas concessionárias que disponibilizam este tipo de veículo. O preço médio supera R$ 100 mil, mas a tendência é que sejam fabricados carros mais acessíveis para toda a população.