Os investimentos estruturais e a política de valorização dos servidores públicos da área da Educação continuarão a ser prioridade do Governo Pedro Taques (PSDB) no segundo mandato. A garantia ao cidadão mato-grossense foi dada nesta quinta-feira (30.08) pelo próprio governador, no primeiro debate entre os postulantes ao Governo realizado pela TV Vila Real de Cuiabá.
Mais experiente, Taques explicou a necessidade de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2015. “Nós já construímos 9 escolas militares e até o fim deste ano serão 12. Antes, só tínhamos uma. Também temos hoje funcionando no Estado 40 escolas em tempo integral, nas quais o filho do trabalhador é preparado. No segundo mandato, iremos ter mais 40 escolas militares e mais 100 escolas em tempo integral para as futuras gerações de mato-grossenses”, disse.
Ele ainda lembrou que o orçamento da Unemat saltou de R$ 219 milhões em 2014 para R$ 300 milhões na em 2017. Para o segundo mandato, conforme garantiu, os recursos serão mantidos e está descartada qualquer possibilidade de privatização. Taques ainda defendeu a expansão da universidade pública para que mais mato-grossenses tenham acesso ao ensino superior.
Ciente de que somente políticas públicas estruturais podem continuar a contribuir com a educação, Pedro Taques terminará seu primeiro mandato com 15 Escolas Técnicas Estaduais. Antes de sua gestão, o Estado só contava com sete unidades.
Pedro Taques disse estar mais tranquilo nestas eleições, especialmente pela experiência adquirida ao longo do mandato. “Eu não mudei, continuo o mesmo Pedro de antes, exceto pelo fato de que estou mais seguro, mais experiente para trabalhar por Mato Grosso”, disse.
VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR – Como avanços conquistados ao longo de três anos e oito meses, o governador destacou a realização do concurso e chamamento para 5.748 profissionais e também a valorização salarial dos professores. Em sua gestão, a categoria teve aumento de 48%. Previstos pela Lei Complementar 510 até 2023, novos aumentos serão mantidos no segundo mandato.