VIRADA SUSTENTÁVEL

Inscrições para Virada Sustentável são prorrogadas

10-08-2017
Fonte: Redação
Foto: Reprodução

Os interessados em se inscrever nos projetos para compor a programação da Virada Sustentável em Sinop têm mais tempo para submeterem suas propostas ao Festival. A Virada Sustentável e a Prefeitura de Sinop prorrogaram para o dia 18 desse mês o término do período de inscrições. Anteriormente, o prazo se encerrava no dia 15.  
 
Considerado o maior festival de sustentabilidade do país, a primeira Virada Sustentável Sinop será realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Serão três dias com atividades e instalações distribuídas na região central compreendida pelas praças da Bíblia e da Bandeira.
 
Em formato de edital, as inscrições são abertas para artistas e grupos de áreas como teatro, cinema, música, fotografia e artes plásticas, ONGs, coletivos, oficineiros, palestrantes, movimentos sociais, entidades e escolas. As informações, critérios e diretrizes aos participantes devem ser acessadas no endereço eletrônico www.viradasustentavel.org.br. 
  
No site, é necessário realizar um cadastro para submissão das propostas que trabalhem com algum dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). É possível pleitear financiamento para projetos que necessitem de verba para cachê ou estrutura, tais como palco, sistema de som, sistema de luz, materiais, entre outros. Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos.
 
O conteúdo apresentado será analisado pela equipe de produção do evento e organizações parceiras, e a divulgação dos selecionados ocorrerá até o dia 25 de agosto. Poderão participar desde projetos que necessitem de cachê, estrutura e espaços para sua realização, até aqueles que só necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar na programação oficial do evento. Não serão aceitos projetos de cunho partidário ou religioso ou que estimulem qualquer tipo de discriminação em função da raça, credo ou condição social.
 
A edição de Sinop da Virada Sustentável tem patrocínio da Nascentes do Xingu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e produção cultural da 3 Apitos. O evento chega a Sinop após a articulação realizada pela Diretoria de Cultura da Prefeitura de Sinop, junto ao Instituto Virada Sustentável.
 
A Virada Sustentável é um festival que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo e, desde então, vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável, na capital paulista, reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.

 

Compartilhe nas mídias sociais