Nesta sexta-feira (10) começa a primeira ‘Feira de Franquias’ realizada pela Desenvolve MT. O evento tem a proposta de fomentar o mercado local por meio de oportunidades voltadas principalmente a micro e pequenos investidores e pessoas com perfil empreendedor. O horário de funcionamento será das 14h às 21h, no Cenarium Rural, em Cuiabá. A entrada é gratuita.
O evento deve reunir até domingo (12) cerca de 120 marcas de franquias, em diversas áreas, entre elas, gastronômica, saúde, imobiliária, construção, educação, escolas de idiomas, estética, serviços de limpezas entre outros segmentos. Também haverá palestras e consultorias especializadas.
Considerado um investimento seguro, o mercado de franquias é um dos mais promissores economicamente. Apenas no primeiro trimestre de 2018, o faturamento do ramo alcançou o montante de R$ 39 bilhões. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017, as franquias faturaram cerca de R$ 163 bilhões. Importante ressaltar que esse mercado cresceu 8% em comparação com o ano anterior, mesmo tendo sido considerado um ano em crise.
“Estamos vivendo um momento de mudanças, em que fomentar a economia local e a geração de emprego se torna essencial. Sendo assim, quero convidar todos empreendedores de Mato Grosso para participar. O visitante terá acesso a diversas marcas de franquias, além de um mix de palestras e consultorias”, ressaltou José Adolpho, presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT.
Conheça as marcas que vão estar com estande na primeira ‘Feira de Franquias’ da Desenvolve MT:
DR. FAZ TUDO
Esta é uma franquia de reparos, reformas, manutenções e construções em geral, que desde 2009 tem como principal motivo para sua existência a diversidade de serviços de manutenção em imóveis residenciais, comerciais e industriais, atendendo as orientações estabelecidas pelas Normas da ABNT e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), relativas aos serviços executados. Para abrir a franquia Dr Faz Tudo, é preciso fazer um investimento financeiro de R$ 25 mil, que engloba a taxa da aquisição e a instalação da unidade. O empresário também deve dispor de uma quantidade de R$ 7 mil de capital de giro para arcar com as atividades do primeiro mês de atuação no mercado.
TUTORES EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
O aluno que não consegue acompanhar as atividades propostas pela escola terá um apoio integral, por meio tutorias multidisciplinares. Os tutores são especialistas e trabalham com uma visão multidisciplinar das necessidades dos alunos, uma vez que as dificuldades numa determinada matéria ou disciplina quase sempre são resultantes de uma ausência de contextualização de conteúdo, que não foram devidamente assimilados. O investimento para a franquia tutores é a partir de R$ 25 mil.
BOB´S
Com 1093 lojas, Bob’s é uma rede tipicamente brasileira. A primeira loja da rede foi instalada em 1952, na rua Domingos Ferreira, em Copacabana, no Rio de Janeiro e oferecia hot-dogs, hambúrguer, milk-shakes e sundaes. De lá pra cá, o Bob’s só cresceu, entrando para o sistema de franquias em 1984, com a abertura de duas unidades em Vitória, no Espírito Santo. O valor total de investimento para abrir uma franquia Bob’s varia de acordo com o tipo de negócio. Quiosques, por exemplo, partem de R$ 185 mil mais a taxa de franquia, enquanto lojas pedem um investimento inicial de R$ 586 mil mais a taxa de franquia.
MALCOM PUB
A franquia do bar é tida pelo Grupo como de “investimento reduzido, se comparado aos formatos tradicionais de franquias” e pode ser feito a partir de R$ 150 mil. O Malcom Pub segue a tendência e a versatilidade de uma estrutura de container que permite levar o holding (a marca) para os mais diversos locais do país. O modelo aposta em três formatos diferentes capazes de atrair empreendedores de vários perfis: o Malcom Pocket, o “Malquinho” e o “Malcão” e é a escolha do modelo que vai determinar o valor investimento, bem como, como localização do ponto comercial, que por sua vez pode influenciar no custo do transporte dos containers e ampliar o desembolso.
MT CRED
A empresa de assessoria de crédito – MT CRED vem se expandindo e alcançando 17 estados, incluindo Distrito Federal, e mais de 50 lojas em todo o país. “Há cinco anos o MT CRED se tornou franquia onde o empreendedor tem a opção de investir de R$ 9,9 mil a R$ 70 mil”, disse Raniery Queiroz, fundador do MT CRED. Em Cuiabá, a assessoria de crédito fica localizada na rua Barão de Melgaço, 3958 – Centro Norte.
LOJAS CALCI
A franquia nacional de varejo de calçados LOJAS CALCI foi criada em Lajeado (RS), em 2012. A partir da experiência de mais de 40 anos no varejo calçadista, o empresário Nilton Colombo, atual diretor de operações, explica que a rede se expandiu no ano seguinte, obtendo lojas em 15 municípios. O volume de investimento para aderir a franquia é a partir de R$ 277 mil.
LOULY CHOCOLATE
A Louly Chocolate é uma empresa mato-grossense que desde 2014 tem se destacado no mercado de produção de chocolates personalizados com embalagens presenteáveis. O empreendimento oferece três diferentes modelos de negócio, com investimento a partir de R$ 37 mil.
MONTEREY SÊNIOR
Esta é uma franquia que atua no cuidado especializado para clientes da melhor idade, inspirada em um modelo canadense de serviço que está no mercado há 20 anos. A proposta é oferecer atendimento e cuidados essenciais aos idosos que necessitam de acolhimento, atendimento individualizado e rotina especializada. Nesse caso, o investimento para aderir a franquia é de R$ 257 mil.
MAHOGANY
Atualmente com mais de 160 lojas de varejo localizadas nas principais cidades do Brasil, a empresa se diferencia pelo alto padrão de qualidade, compreendendo produtos de acordo com as mais recentes tendências e conceitos internacionais. O valor inicial de investimento é de R$ 80 mil.
Para mais informações sobre a ‘Feira de Franquias’ acesse o site www.feiradefranquiasmt.com/