China suspende importações de carne bovina do Marfrig, em VG

A China anunciou a suspensão temporária da importação de carne bovina de quatro frigoríficos brasileiros. Entre eles está a unidade do Marfrig de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, por uma semana, e de Promissão, município que fica no interior de São Paulo, por quatro semanas.

A GACC (sigla em inglês para Administração Geral de Alfândegas da China) não explicou os motivos do bloqueio temporário. O mercado chinês é o maior parceiro comercial de Mato Grosso e do Brasil e é o maior consumidor da soja em grão e da carne bovina produzidos no Estado.

Além destas, também estão impedidas de exportar para o país asiático outras duas unidades da JBS, uma de Senador Canedo (GO) e outra de Lins (SP), ambas por uma semana.

Leia também: MT registra faturamento recorde com as exportações de carnes bovinas

O Ministério da Agricultura afirmou que foi notificado pelo governo chinês e que tem mantido reuniões técnicas com autoridades daquele país sobre o tema. Já a Marfrig disse que não irá comentar o caso. A JBS não se manifestou e o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso disse que não irá se posicionar sobre o assunto.

Em abril, a China já havia suspendido por uma semana a compra de carne bovina de alguns frigoríficos brasileiros, alegando ter encontrado ácido nucleico do novo coronavírus na parte externa das embalagens congeladas.

Porém, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o vírus só sobrevive e se multiplica em um animal vivo e em humanos. Por isso, o coronavírus não consegue ser transmitido por meio dos alimentos.

CONTEXTO Mato Grosso, detentor do maior rebanho bovino do País, registrou faturamento recorde com as exportações de carne bovina neste primeiro quadrimestre, totalizando US$ 790 milhões.

O país asiático, China somada a Hong Kong, participou com 53,32% da demanda do período, incremento de 15,37% no comparativo anual.

Leia mais: Mato Grosso tem maior saldo da Balança Comercial do Brasil

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Tagged: , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: