fbpx
Com MT e PR engrenados, plantio de soja vai a 10% no Brasil

A semana passada registrou chuvas em boa parte do Brasil e que favoreceram o avanço das máquinas em regiões mais adiantadas e também o início dos trabalhos aonde o produtor ainda esperava melhora da umidade para começar a semear a safra 2021/22 de soja.

Levantamento da AgRural mostra que 10% da área estimada para o Brasil estavam plantadas até quinta-feira (07), contra 4% uma semana antes, conforme noticiado pelo Mato Grosso Econômico e 3% no mesmo período do ano passado. O ritmo foi puxado por Mato Grosso, que já supera a máxima de cinco anos, e pelo Paraná. Os trabalhos só não foram mais acelerados devido às chuvas ainda irregulares no primeiro estado e ao excesso de umidade no segundo, o que ainda freia a nova safra. 

Mesmo com chuvas ainda aquém do ideal, também já há plantio na maioria dos outros estados produtores, uma vez que as pancadas recentes já dão condições de semeadura de soja em diversas áreas, num cenário mais promissor do que o da safra passada.

MILHO VERÃO – O plantio de milho verão 2021/22, por sua vez, chegou na quinta-feira (07) a 38% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 33% na semana precedente e 39% um ano atrás. O ritmo da semeadura perdeu força no Sul devido ao excesso de umidade, mas as lavouras se desenvolvem bem.

Com algumas chuvas registradas na semana passada e melhora da umidade do solo, São Paulo e Minas Gerais começaram a colocar as plantadeiras em campo.

Leia também: Presidente da Aprosoja/MT defende uso de biocombustível para melhorar competitividade agrícola

Tagged: , , , , ,