Confira previsão de chuvas em setembro nas regiões produtoras de Mato Grosso

No mês de setembro deve ocorrer chuvas em Mato Grosso beneficiando o plantio da safra de soja 2020/21. A partir do dia 15, período em que encerra o vazio sanitário os produtores devem ficar atentos à semeadura.

Confira algumas regiões do estado que devem receber chuvas, segundo previsão metereológica:

Noroeste de Mato Grosso: a cidade de Aripuanã deve receber quase 80 milímetros de chuva em setembro. É uma chuva mais concentrada nos últimos 10 dias do mês, mas nada impede que se registre algumas pancadas mais isoladas antes disso. Somando a chuva de setembro com a que está prevista para outubro, deve ter mais de 330 milímetros o que vai garantir plena germinação e início de desenvolvimento da soja.

Centro-sul de Mato Grosso: pode chover, mas não com volumes suficientes para repor o déficit hídrico, acumulado nos últimos 3 meses.

Sudoeste de Mato Grosso: a cidade de Cáceres terá cerca de 20 milímetros no fim de setembro. Outubro se apresenta melhor com cerca de 180 milímetros acumulados, volume que praticamente representa o dobro da média climatológica que é de 96 milímetros.

Nordeste de Mato Grosso: esta é a última área do estado a receber chuva significativa. Quanto mais no centro do Brasil, a situação é mais difícil. Em setembro pode ser registrado algo inferior a 20 milímetros e outubro também tem uma menor quantidade de chuva, algo em torno dos 100.

É importante ressaltar que as previsões do tempo sofrem correções diárias e mais do que fazer as projeções, o importante é fazer o monitoramento climático. 

As previsões metereológicas foram informadas pela editora de tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva e confirmadas com 40 estações metereológicas do estado, segundo a Aprosoja.

Leia mais: Com elevação de 5,81% preço do milho atinge R$ 43,92/saca em Mato Grosso

%d blogueiros gostam disto: