Da porteira para dentro, receita de produção deve encerrar ano com alta de 31%

A nova estimativa do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso, para 2021, apontou alta de 31%, ante ao ano anterior, totalizando R$ 135,7 bilhões, conforme atualização realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“A alta de cerca de 31% do Valor Bruto de Produção de Mato Grosso, em 2021, é resultado do expressivo aumento das cotações das principais commodities. Desse total de mais de R$ 135 bilhões, 77,5% derivam da agricultura e o restante, 22,5%, das atividades da pecuária”, explicam os analistas do Órgão. Em um exemplo do impacto da variação cambial sobre as cotações está a soja em grão. Enquanto a produção da safra 2020/21 – já encerrada no Estado – cresceu de um ciclo para o outro 1,8%, o valor da produção saltou 45,9%.

O VBP é uma estimativa de receita dos principais produtos agrícolas do País e mensura o faturamento gerado da porteira para dentro. Para se chegar às projeções são considerados os volume produzidos e o valores médios de venda de cada produto e as cifras refletem exatamente a movimentação financeira da porteira para dentro das propriedade.

O Imea considera as seguintes culturas e atividades para a formação do VBP mato-grossense: soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, arroz, produtos florestais e lenha, girassol, boi, aves, suínos e leite.

Como detalham os analistas do Imea, o aumento de 31,9% no VBP da Agricultura e Floresta é reflexo do acréscimo do VBP da cultura da soja (+48,5%) e do milho (+26,5%), cujas safras já foram consolidadas este ano. “Contudo, os valores ainda podem ser revistos devido às alterações nos preços, uma vez que a comercialização ainda não foi finalizada”.

Em relação ao faturamento da pecuária, o Imea projeta elevação de 27,3% em 2021, ante a 2020, puxada pelo incremento no VBP do boi (+31,7%), devido à valorização dos preços, em função da menor oferta de animais.

Leia também: Com MT e PR engrenados, plantio de soja vai a 10% no Brasil

Tagged: , , , , ,