fbpx
Famato participa de lançamento da tecnologia 5G aplicada ao Agronegócio em Sorocaba-SP

O presidente do Sistema Famato e da Comissão de Inovação e Conectividade no Campo do Instituto Pensar Agro (IPA), Normando Corral, participou junto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o deputado e presidente da FPA, Sérgio Souza, da inauguração do 5G Smart Campus Facens, em Sorocaba-SP. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (25/06) no Centro Universitário Facens (Unifacens).

Além das lideranças do Agro, estavam presentes o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Fábio Faria (Comunicações), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovação).

O Campus Conectado é uma iniciativa do Centro Universitário Facens, em parceria com a Ericsson, Embratel e Claro. As empresas, em parceria com a John Deere, Qualcomm e Motorola, apresentaram em primeira mão um pulverizador autônomo de grande porte: o primeiro conectado ao 5G. O pulverizador de plantas tem potencial para aprimorar a aplicação de defensivos e outros insumos nas lavouras.

Segundo os desenvolvedores do equipamento, a proposta é trazer mais eficiência na dispersão dos insumos agrícolas, já que a máquina é capaz de identificar os locais que precisam ser pulverizados sem a intervenção humana.

Leia também: Mato Grosso terá rede de Inovação para prever condições climáticas aos produtores rurais

Iniciativa semelhante relacionado à conectividade 5G aconteceu em maio deste ano em Mato Grosso, quando o Ministério das Comunicações lançou em Rondonópolis-MT o projeto piloto 5GSA, em fase implantação em uma área rural do município, com o apoio do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt).

O Sistema Famato defende o uso da tecnologia 5G como importante elemento para melhorar a renda do produtor e contribuir na competitividade sustentável do agronegócio. Segundo o presidente Normando Corral, a inovação vai contribuir para otimizar ainda mais a produção e os resultados do desenvolvimento das plantas.

“São iniciativas como esta que garantirão melhorias na produção. O Sistema Famato está acompanhando de perto essa revolução tecnológica e o nosso time do Instituto Agrihub, pioneiro em fazer a ponte de novas tecnologias com o campo aqui em Mato Grosso, vai trabalhar ativamente nesse processo e aproximação no estado”, afirmou Normando Corral.

Para saber mais acesse: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/presidente-e-ministros-participam-de-inauguracao-de-campus-conectado-com-5g.

Tagged: , , , , ,