Mato Grosso tem quase 50% de déficit para armazenagem de grãos

Com uma produção recorde de grãos onde somente na soja devem ser 35,6 milhões de toneladas, Mato Grosso vive um problema. Faltam silos para armazenar os grãos. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT) o Estado tem um déficit de quase 50% de armazenagem. Com isso centenas de produtores rurais não têm onde guardar a safra e ficam com a produção comprometida, com soja avariada ou úmida.

A entidade alerta para a necessidade de investir em armazéns na própria fazenda. Isso porque as filas para carga e descarga podem chegar a três dias, comprometendo a qualidade além dos fretes serem caros quando as distâncias são grandes entre propriedade e armazém. 

Para suprir a demanda estima-se que seria necessária pelo menos a construção de 300 armazéns com capacidade de 120 mil toneladas cada um. Segundo a Aprosoja/MT este é o principal gargalo na produção de grãos. Somente 40% dos silos do Estado estão nas mãos de produtores rurais. “Sem contar que existe uma concentração nas vendas, uma concentração na entrega porque a maior parte dos armazéns estão com as trades das empresas. Nossa soja que poderia circular nas nossas estradas em quatro, cinco meses, o produtor tem que deixar as lavouras irem para o porto em um intervalo muito curto de 30, 60 dias. Isso ocasiona concentração, falta de caminhões e excesso de uso das poucas estradas que temos”, diz o presidente Fernando Cadore. 

Um estudo realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) apontou que a capacidade estática dos armazéns de Mato Grosso é capaz de cobrir apenas 57,8% de todo o volume de grãos produzidos, representando um déficit de 27,4 milhões de toneladas para armazenamento dos grãos. Este valor representa 41,0% do total do déficit de armazenagem do Brasil. Para suprir a demanda crescente da produção seria necessário aumentar a capacidade estática em 228,9% até 2028. Veja aqui o estudo. (com Agrolink)

Leia mais: Com atraso da colheita de soja em Mato Grosso, milho perde a janela ideal de plantio

%d blogueiros gostam disto: