fbpx
Clima: Produtores de MT focam atenções nas previsões para nova safra

A tomada de decisão dos produtores de soja, em Mato Grosso, passa, a partir de setembro, pelas previsões de clima para a nova safra, a 2021/22. Nesse período de ‘Pré Tensão de Plantio’, o mercado de clima começa a tomar conta de todos os agentes envolvidos com a cadeia da soja. É a partir das especulações e confirmações que vão surgindo nesse período que as estratégias de cultivo, de formação de preços, de prazos de entrega e até mesmo a safrinha de milho ou de algodão começam a ‘andar’, visando já os frutos da nova safra.

Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), “em setembro, o foco dos players se volta para a previsão climática, que promete bons volumes para o Brasil, com exceção da parte sul”.

Conforme noticiado pelo Mato Grosso Econômico, a chegada da chuva deve favorecer a semeadura e preço da soja. Veja mais aqui

Segundo o modelo climático Ensemble Mean, previsto pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o mês próximo mês deve receber volumes de chuvas acima da média dos últimos anos em Mato Grosso, o que pode favorecer uma semeadura mais adiantada em comparação com a safra 2020/21.

Com relação a outubro, período crucial para o desenvolvimento do grão, o órgão norte-americano traz volumes favoráveis para Mato Grosso, o que deve ajudar a aliviar o déficit hídrico no solo, fator fundamental para garantir a germinação das sementes. Vale ressaltar que, embora sejam esperados bons volumes de chuvas, é importante que ocorra uma uniformidade na distribuição inicial das precipitações, cenário oposto ao observado no início da temporada anterior.

Mato Grosso, maior produtor de soja do País, tem como tradição dar o start nacional da nova safra em setembro, após o fim do período proibitivo do Vazio Sanitário, que se encerra no dia 15, após 90 dias de vigência. É esse plantio mais cedo que oportuniza o Estado a fazer também uma grande segunda safra, dentro de um mesmo ciclo anual.

Leia mais: Escassez de chuvas gera prejuízo de até 50% na produção do milho em algumas regiões de Mato Grosso

Tagged: , , , , ,