fbpx
MT terá 1ª indústria no Brasil a produzir etanol do milho

No próximo dia 29 de março, após a abertura  oficial do Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde será lançada a pedra fundamental da F&S Agrisolutions, a primeira indústria de etanol do  Brasil que produzirá etanol anidro e hidratado, DDG e CO² em 100% a partir do milho e do sorgo.

As obras tiveram início  no começo deste ano e serão finalizadas em setembro de 2017.

O projeto visa valorizar a cadeia do sorgo e milho através da agregação de valores, proporcionando alternativas tecnológicas a demanda local.A industrialização destas duas culturas vai agregar novas oportunidades para a Fiagril, para os produtores, bem como para todo o estado de Mato Grosso. 

A F&S Agrisolutions é uma Joint Venture entre a empresa Fiagril e o grupo americano Summit e foi instituída para aproveitar a larga escala de produção de milho e sorgo desta região matogrossense.  A indústria terá tecnologia de ponta sendo uma das mais avançadas no mundo para a produção do etanol anidro e o hidratado que serão utilizados no abastecimento de automóveis, o DDG, que é o farelo para ração animal e também o CO².

A capacidade de produção prevista para é de 500 mil toneladas/ano na primeira fase, chegando em um milhão de toneladas na segunda, sendo que uma tonelada de sorgo/milho processados resultam em 400 litros de etanol, 380 quilos de DDGs (farelo/nutriente animal) e 20 quilos de óleo bruto. 

É importante ressaltar que já existem outras Usinas de cana em Mato Grosso adaptadas para a produção do etanol a partir do milho/sorgo, mas a única que produzirá 100% somente a partir das duas culturas, é a F&S.