O economista e cientista social, Marcos Troyjo proferiu a palestra Os grandes desafios da competitividade no Brasil no último dia da 9ª edição da Parecis SuperAgro 2016 nestá quarta-feira(13).

Para o colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista convidado da CNN, Financial Times e Globo News é preciso buscar medidas que possam agregar mais valor aos produtos, diversificar a indústria e produção, para que se possa  aproveitar essas ‘janelas’ de oportunidade que se abrem na economia mundial.

Troyjo avalia que Mato Grosso encontrou um ambiente internacional muito bom nos últimos 25 anos, sobretudo, representado por uma demanda alta aos produtos que possuem vantagem comparativa, como é o caso da soja e da carne bovina.

Durante a palestra, Troyjo declarou que o agronegócio precisa continuar com a cabeça erguida quanto à crise política e adicionar o olhar às oportunidades que estão se abrindo no resto no mundo. “A gente não precisa esperar a solução da crise, na verdade, temos que fazer apesar da crise”, avaliou.

Troyjo afirmou que o cenário atual acaba criando uma moldura negativa aos investimentos e o país acaba perdendo muita energia com crise política e corrupção. “Isso será um divisor de águas no país, só que o mundo não pode esperar e ninguém vai ficar esperando o Brasil decolar”, concluiu.

PARECIS SUPERAGRO – A Parecis SuperAgro tem como foco a segunda safra de Mato Grosso. A região de Campo Novo é destaque na segunda safra, sendo Campo Novo do Parecis campeã nacional na produção de milho de pipoca e girassol. A região também produz feijão, arroz, milho comum, milho branco, algodão , cana-de-açúcar e gado. São quase 2 milhões de hectares plantados durante a segunda safra na região do Chapadão do Parecis.

Nos quatro dias de feira (de 10 a 13 de abril), foram apresentadas exposição de máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas e de personalidades nacionais, cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apresentação de novas tecnologias no campo, além da área cultural com a realização do Cine Pipoca. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.