Outro município de MT decreta emergência

Mais um município decretou situação de emergência como Sorriso. Agora é o município de Ipiranga do Norte.

De acordo com do decreto do Governo do Estado, foi realizada uma inspeção técnica da Superintendência Estadual de Proteção e da Defesa Civil que constatou  a baixa produtividade das lavouras de soja localizadas nas áreas atingidas pela seca.

Segundo o presidente do Sindicato Rural do município Valcir Batista, essa é a primeira vez que a estiagem se prolonga causando graves problemas de produtividade. "A produtividade média aqui em Ipiranga é em torno de 55 a 60 sacas por hectare, mas nesta safra registramos produtores que colheram 15 sacas por hectare", conta Batista.

Batista lembra que grande parte dos produtores comercializou mais de 60% da safra antecipadamente e com a baixa na produtividade fica impossível cumprir os contratos. "Pedimos a situação de emergência, pois a mesma é uma ferramenta para que o produtor se proteja em casos de eventuais demandas judiciais".

O Decreto foi homologado, hoje, e tem vigência de 90 dias podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Na região, Sorriso também já decretou emergência pelo mesmo motivo.