Preço médio da soja está mais valorizado em Mato Grosso

O site Mato Grosso Econômico levantou junto ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que  o preço da soja em grão vem registrando no 1º trimestre patamares elevados em Mato Grosso.

Para se ter uma ideia, a média do preço de compra no 1º trimestre de 2016, de R$ 62,30/sc na média de MT, está 34% mais valorizada do que a média dos últimos cinco anos, que foi de R$ 46,40/SC.

De acordo com o Instituto,  “apesar disso, a pedida do produtor (preço de venda) não vem recuando, pelo contrário, a média do 1º trimestre de 2016 é a maior já registrada da série histórica do Imea (desde 2010). Uma das justificativas está em torno dos altos custos produtivos da safra atual e nova alta nos custos da próxima safra.

Conforme o Imea, neste mês, “o preço de negociação (compra) da soja disponível recuou no Estado, refletindo no esfriamento das negociações e elevações na pedida do produtor. Daqui para frente, os preços de venda tendem a recuar à medida que o produtor precisar realizar negócios para cobrir seus custos, sobretudo, da próxima safra”.