Produção industrial de Mato Grosso tem queda de -6,9% em relação ao ano passado

A produção industrial de Mato Grosso teve queda de -6,9% em relação ao ano passado, comparando junho desse ano com o mesmo período de 2020. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional). Somente de maio para junho desse ano, a produção caiu -1,9%. Os resultados foram divulgados nessa quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mato Grosso está no mesmo ranking entre os que mais tiveram queda, incluindo também, Pará (-8,0%) e Bahia (-7,9%), que lideram as perdas produtivas.

Na comparação com junho do ano passado, cujo crescimento nacional foi de 12%, 10 dos 15 locais pesquisados tiveram alta. O gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, destaca que o resultado é influenciado, em grande parte, pela baixa base de comparação.

Ele também cita que junho de 2021 teve o mesmo número de dias úteis do que junho de 2020, ou seja, 21 dias.

“Em junho de 2020, o setor industrial foi pressionado pelo aprofundamento das paralisações ocorridas em diversas plantas industriais, fruto, especialmente, do movimento de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19”, ressalta Bernardo.

Leia também: Produção industrial de Mato Grosso dobra faturamento em 10 anos

Tagged: , , , , ,