Regiões norte e oeste finalizam plantio de soja em Mato Grosso

Com ritmo de plantio acima da média dos últimos cinco anos, a semeadura da nova safra de soja, a 2021/22, está encerrada em duas regiões mato-grossenses: norte e oeste. Dados atualizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que 99,52% dos mais de 10,84 milhões de hectares projetados para esta temporada estão cobertos com a oleaginosa.

Em relação ao mesmo momento do ano passado, o cultivo está 5,46 pontos percentuais (p.p.) a frente do que se registrava em 2020, quando pouco mais de 94% da superfície estimada estavam plantados.

Tanto o norte quanto o oeste apontam áreas recorde ao cultivo de soja nessa safra, de 570 mil hectares e de 1,13 milhão de hectares, respectivamente.

Leia também: Nova estimativa do Imea confirma produção de soja recorde em MT

O oeste, por exemplo, é uma das regiões produtoras que mais antecipa a safra de soja para na sequencia, cobrir a mesma área com algodão. Tanto o norte quanto o oeste apontam áreas recorde ao cultivo de soja nessa safra , neste ano, os analistas acreditam que na semana do Natal já haja colheita de soja da nova safra, especialmente no oeste estadual, com o plantio de algodão ocorrendo quase que de maneira simultânea.  

PLANTIO AVANÇA RÁPIDO – O plantio da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira (11) a 78% da área estimada para o Brasil, com bom avanço sobre os 67% de uma semana antes e mantendo vantagem sobre o ano passado, quando 70% da área estava plantada, de acordo com dados da AgRural.

Com os trabalhos praticamente finalizados ou muito próximos do fim nos estados de calendário mais antecipado, a semeadura agora se concentra no Rio Grande do Sul, onde o tempo mais seco segue preocupando os produtores, e no Matopiba, que tem registrado excesso de chuva em alguns pontos, mas onde o ritmo de plantio segue intenso.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA

Tagged: , , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: