Safra 2021/22 de milho se encerra como a mais avançada dos últimos cinco anos

Dados atualizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) confirmam que a safra 2021/22 de milho, em Mato Grosso, registrou o ritmo de colheita mais avançados dos últimos cinco anos. Os trabalhos foram retomados no campo em meados de maio, com a colheita dos primeiros talhões. Os mais de 6,39 milhões de hectares cultivados na safrinha estavam quase 100% antes da virada do mês, com trabalho finalizado em área localizadas no médio-norte, porção mato-grossense que mais concentra a produção do cereal.

Do começo até esta reta final dos trabalhos, o ritmo da colheita sempre esteve acima do registrado em igual momento par do ano passado. “O avanço semanal da safra 2021/22 foi acima da média das últimas cinco safras, contudo, vem reduzindo o ritmo na medida em que os trabalhos a campo chegam perto do fim”, apontam os analistas do Imea.

Na 10ª estimativa de safra divulgada no começo do mês, pelo Imea, a área cultivada na safra atual está 9,43% superior ao que foi observado na safra passada, apontando um ovo recorde espacial.

Leia também: Colheita do milho safrinha chega à reta final em MT

Nessa atualização o Instituo manteve a previsão de produtividade do cereal em 102,10 sacas por hectare (sc/ha) na média do Estado. “No começo de agosto o Imea vai divulgar novos números, após reavaliar a estimativa de safra com os agentes de mercado, uma vez que o cenário dos rendimentos, sobretudo das áreas que foram prejudicadas pela escassez hídrica nos meses de abril e maio, estarão mais definidas para avaliação”.

Nesse contexto, a expectativa quanto à produção permaneceu estática, em 39,16 milhões de toneladas (t) de milho. Assim, o volume estimado para a safra atual é 20,24% superior ao registrado na safra passada, recorde de produção para a cultura do cereal no Estado.

Leia mais: Exportações de milho cresceram mais 410% em junho, em Mato Grosso

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA

Tagged: , , , , , , ,