‘Se não fosse o agronegócio, o Brasil teria afundado’, diz Bolsonaro durante visita a Cuiabá

“Se não fosse o agronegócio, o Brasil teria afundado”, disse o presidente Jair Bolsonaro, durante entrega de tratores a indígenas de Mato Grosso, nesta manhã de quinta-feira (19), em Cuiabá. Conforme o chefe do Executivo federal, é preciso estimular a agricultura indígena dentro das terras demarcadas.

O presidente entregou 42 maquinários agrícolas a comunidades indígenas de Mato Grosso. Segundo Bolsonaro, é preciso estimular a agricultura nas terras indígenas demarcadas. Em dados apresentados por ele, 8% do território nacional está voltado para a agricultura e 22% para pecuária.

“Se nós, dentro das terras indígenas, se eles assim o desejar, somados com 30% da produção nacional, e pudessem trabalhar, seria muito bom. E cada vez mais eles se aproximam de nós. E tudo o que eles querem é dignidade”, afirmou, segundo cobertura do Mato Grosso Econômico ao evento.

Bolsonaro afirma que foi por meio do agronegócio que a economia do Brasil não despencou, especialmente durante a pandemia da covid-19.  “O mundo todo me ataca. Por que, o que o mundo quer? O mundo quer nos transformar em um grande parque nacional. Se não fosse o agronegócio, o Brasil teria afundado na economia”.

Além do agronegócio, foi por meio de programas como o Pronampe e o auxílio emergencial que o país conseguiu se manter nesta crise econômica. “Se não fosse isso, teríamos uma queda vertiginosa de empregos no ano passado. conseguimos concluir 2020 com mais empregados do que em dezembro de 2019”, avalia.

O presidente cita ainda o aumento de empregos no país. “Estamos hoje em dia, criando mais de 250 mil empregos, em média, por mês. Se não fosse o auxílio emergencial, como estariam 38 mil famílias que viviam na informalidade? Poderia ter se instalado o caos no país. Gastamos com auxilio emergencial o equivalente a 13 anos de Bolsa Família”, disse.

Leia também: ‘Governo federal tem missão de não atrapalhar quem produz’, diz Bolsonaro ao facilitar produção e escoamento de grãos de Mato Grosso

Tagged: , , , , ,