Sorriso vai receber R$ 115 mi em investimentos na produção inédita de etanol de soja

Sorriso vai ser o endereço de investimentos de R$ 115 milhões para a produção de etanol hidratado a partir da soja, iniciativa pioneira em todo mundo. A Caramuru, maior processadora de grãos de capital nacional do País, está direcionando os investimentos para seu complexo industrial de Sorriso, localizado a cerca de 460 quilômetros ao norte de no Mato Grosso.

Até o momento, a produção de etanol tem tido como matérias-primas a cana-de-açúcar, o milho ou a beterraba.

A unidade industrial terá capacidade anual de 9,5 milhões de litros de etanol hidratado 72% comercializado no mercado interno e 28% consumido na planta como insumo e mais 3.000 toneladas de lecitina.

O etanol hidratado, além de ser usado como combustível para veículos, na sua forma pura, é também matéria-prima industrial, largamente utilizada na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes e tintas. A lecitina de soja é aplicada em vários segmentos, como: chocolates, margarinas, sorvetes, biscoitos, pães e massas, produtos instantâneos, doces e molhos, além de ser utilizada na fabricação de produtos dietéticos, farmacêuticos e em cosméticos.

Leia também: Infraero vai elaborar Plano Diretor do Aeroporto de Sorriso

A ampliação do complexo industrial da Caramuru em Sorriso criará 60 novos empregos diretos e 200 indiretos para a região. Na unidade a empresa já produz Farelo Hipro, Óleo, Lecitina e Proteína Concentrada de Soja (SPC), um produto com alto teor de proteína, ambientalmente correto e substituto da farinha de peixe nas rações. O SPC é integralmente exportado para a Europa pela “Saída Norte”, através dos terminais da Caramuru em Itaituba, no Pará, e no Porto de Santana, no Amapá.

A unidade, ao processar a soja, produzirá simultaneamente energia elétrica (cogeração), biodiesel e etanol hidratado. O projeto é financiado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA

Tagged: , , , ,