Técnicos da Conab vão a campo levantar dados da safra de grãos e passam por Mato Grosso

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram esta semana a pesquisa de coleta de dados que subsidiarão as análises que serão publicadas no 7º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, que será divulgado pela Companhia, em âmbito nacional, no dia 7 de abril.

O trabalho é feito alternadamente de forma remota (por contato eletrônico ou telefone aos informantes) e presencial, com visitas às principais regiões produtoras do País. Neste levantamento, os estados que serão visitados pelos técnicos da Conab são: Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Tocantins, Maranhão e o Distrito Federal.

Leia também: Produtividade está fazendo a diferença em MT e expansão é quase quatro vezes superior à alta nacional

Entre os dados analisados nos estados, destacam-se variáveis como: área plantada, perspectivas de produtividade média, desenvolvimento das lavouras, estágio predominante da cultura, influência das condições climáticas, controle de eventuais pragas e doenças, evolução de colheita e plantio, bem como aspectos mercadológicos.

Mato Grosso será nesta temporada, o maior produtor de grãos e fibra do País, pelo 11º ano consecutivo. Até o levantamento anterior, a produção mato-grossense estava prevista em 83,16 milhões de toneladas (t) neste ciclo. Ainda levando em conta a expectativa estadual por 83,16 milhões t e a nacional, em 265,69 milhões t, Mato Grosso responderá sozinho, por mais de 31% de tudo que ciclo atual for ofertar.

A produtividade, conforme os números da Companhia, está fazendo a diferença sobre as projeções da safra 2021/22, para Mato Grosso. Favorecida pelo clima, a produção tem projeção de ser novamente recorde, especialmente em três culturas que são carro-chefe: soja, milho e algodão. Se os números se confirmarem, a oferta estadual crescerá 13,8% sobre o consolidado na temporada passada.

Leia mais: Participação dos fertilizantes nos custos de produção chega a 37% em MT, aponta Conab

VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Tagged: , , , ,