Técnicos do Ipem-MT montam laboratório para aferir umidade de grãos em Primavera do Leste

Para facilitar a vida de produtores de milho, soja, café e arroz do interior do estado, técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) vão montar um laboratório de aferição de medidores de umidade de grãos, no Sindicato Rural de Primavera do Leste. O evento acontece nos dias 10 e 13 de agosto.

O projeto é uma parceria entre o Ipem-MT/Inmetro, Associação dos Produtores de soja e milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Sindicato Rural de Primavera do Leste.

O laboratório volante contará com estufa, incubadora, classificador de sementes, grades de pré-limpeza, balança de precisão e dois medidores de umidade. A unidade terá capacidade de realizar até 10 medições com ensaios de verificação, a cada duas horas.

O presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra, explica que a iniciativa tem por finalidade incentivar o setor a melhorar a qualidade de sua produção, evitando perdas e outros problemas ocasionados pela umidade dos grãos.

“Essa ação diferenciada foi montada para realizar a conferência das máquinas e também orientar os produtores sobre quais os procedimentos adotados e esclarecer as normas estabelecidas pelo Inmetro. Queremos ajudar o produtor, não puni-lo”, disse.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o objetivo é alavancar as atividades agrícolas.

“Criamos a primeira aferição de medidores de umidade em campo para auxiliar o produtor. Ter um equipamento dentro dos padrões estabelecidos é levar resultado justo e confiável para quem compra e vende grãos. Por isso, aconselhamos que cada produtor tenha equipamento próprio e dentro da lei”, pontua.

Para participar, o produtor deve levar o equipamento para a aferição, portando CNPJ ou CPF. O equipamento deve estar registrado no Inmetro com o nome do produtor. Será cobrada taxa de R$ 407,04 estabelecida na tabela do Inmetro.

Leia também: Projeto de lei visa garantir linha de crédito para famílias ribeirinhas do Manso

Tagged: , , , , , , ,