Técnicos do Rally da Safra vão analisar áreas de ciclo mais tardio em MT

Após percorrer quase 15 mil quilômetros em Mato Grosso e realizar 243 amostras durante o mês de janeiro, os técnicos do Rally da Safra retornam ao Estado para concluir as avaliações de soja, agora com foco nas lavouras de ciclo mais tardio. “Mato Grosso representa em torno de 30% da produção nacional de soja, o que justifica a importância dada ao Estado”, afirma André Debastiani, coordenador da expedição.

Durante a fase de desenvolvimento das lavouras precoces, os técnicos constataram um ótimo potencial produtivo das lavouras, apesar dos problemas causados pelo excesso de dias nublados e chuva, vivenciados pelas equipes em campo.

As lavouras de soja de diferentes regiões de Mato Grosso serão analisadas a partir dessa segunda-feira, dia 7, pelas equipes do Rally, principal expedição técnica para avaliação das lavouras de soja e milho do Brasil. No lste do Estado, os técnicos sairão de Barra do Garças para ir à região de Confresa, chegando, na sequência, nas áreas localizadas nas regiões de Querência, Canarana, Água Boa e Nova Xavantina, concluindo as atividades no Estado, no domingo, dia 13 de fevereiro.

Já no médio norte e oeste, o trajeto dos técnicos tem início em Sinop na segunda-feira e continua durante a semana nas regiões de Juína, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Nova Mutum, encerrando essa etapa em Cuiabá no domingo.

A expedição passou pelas áreas de soja precoce no médio norte do Estado no início de janeiro. Na segunda quinzena do mês, os técnicos chegaram ao sudeste do Mato Grosso. Retornaram ao médio norte no começo de fevereiro para avaliar as lavouras com variedades de ciclo médio e tardio e agora estarão no leste do Estado.

Os técnicos coletarão amostras e levantarão informações sobre as áreas colhidas a partir de uma metodologia de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos com objetivo de determinar a produtividade das lavouras. “As avaliações de campo dessa última etapa em Mato Grosso vão proporcionar um retrato mais preciso sobre o potencial da soja mato-grossense”, afirma Debastiani.

A estimativa pré Rally de produção de soja no Brasil, divulgada em 10 de janeiro, é de 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, de 144,3 milhões de toneladas. A nova estimativa, a ser divulgada na primeira quinzena de fevereiro, deverá trazer números ainda mais pessimistas em função das condições das lavouras do Sul do Brasil que já apresentam perdas irreversíveis. A área total plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 conta com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março. A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA

MILHO SEGUNDA SAFRA – A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o oeste e o médio-norte de Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no sudeste e leste de Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e a região sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A estimativa pré Rally aponta para uma produção em torno de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Mais de 80 mil quilômetros deverão ser percorridos em 11 estados durante a 19ª edição do Rally da Safra. A expectativa é coletar 1600 amostras em campo.

Leia também: Rally da Safra confirma expectativas de boa safra em MT e passará por cidades produtoras em fevereiro

Tagged: , , , , ,