Dólar alto

Imea aponta aumento no custo de produção de soja em Mato Grosso

Analistas do instituto atribuem aumento do custo à elevação do dólar, que teve seu valor puxado para cima ante o real após o crescimento do número de casos confirmados de coronavírus
Sexta-feira 20 de Março de 2020
MT Econômico
Imea aponta aumento no custo de produção de soja em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia agropecuária (Imea) constatou um aumento de 0,16% no custo de produção referentes ao mês de fevereiro para a safra 2020/21 em Mato Grosso. Valor diz respeito tanto ao custo operacional, estimado em R$ 3,5 mil, quanto ao custo total, estimado em R$ 4,1 mil. 

Analistas do instituto atribuem aumento do custo à elevação do dólar, que teve seu valor puxado para cima ante o real após o crescimento do número de casos confirmados de coronavírus. 

“Com isso, houve uma grande incerteza no mercado internacional, gerando fortes oscilações e instabilidade na moeda norte-americana, que apresentou uma alta de 4,85% na média mensal de fevereiro em relação a janeiro”, disseram os especialistas, divulgados no boletim da soja desta semana. 

Elevação dos preços, de acordo com os analistas, pressionou o mercado e reduziu a demanda por fertilizantes. Fato foi considerado interessante, já que o produtor, neste momento, está mais capitalizado e costuma adquirir seus insumos. 


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS