68% dos mato-grossenses têm intenção de ir às compras neste Natal

Pesquisa de intenção de consumo aponta que 68% dos mato-grossenses pretendem fazer compras para o Natal de 2021.  Os dados foram apurados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF/MT). O levantamento, que foi feito entre os dias 10 e 15 de dezembro, ouviu 333 pessoas, sendo 46,5% do interior e o restante da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

A preferência de compra dos entrevistados será em lojas de rua (46%) e dos shoppings centers (44%), e as roupas são o principal item de compras, seguido de calçados e eletrônicos.

Dos que declararam que não irão realizar compras natalinas, a maioria alegou questões econômicas, onde 33% disseram passar por dificuldades financeiras, 16% por estarem desempregados e outros 38% preferem economizar.

O valor médio para as compras de Natal desse ano é R$ 420,00 por pessoa. Quase a metade dos entrevistados (49%) declarou que pretende gastar mais que no ano passado, 38% disseram gastar menos e apenas 13% gastarão a mesma coisa.

Comércio de Cuiabá pode aumentar vendas pela internet com plataforma de e-commerce local

Segundo o diretor de Pesquisas do IPF/MT, Maurício Munhoz, os resultados são positivos, apesar de o momento de incerteza na economia. “Mesmo com ameaças, como juros altos e inflação, a expectativa do consumidor mato-grossense é bastante alta para esse Natal”, destacou Munhoz.

De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados têm boas expectativas de compras e 21% excelente. Apenas 7% afirmaram estar com a expectativa ruim para o período de compra, em virtude da conjuntura econômica do País.

O presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que, historicamente, a movimentação no comércio sempre tem aumento significativo para o período. “Esta data é a melhor para o comércio, visto que o setor se beneficia com as festas de fim de ano. Boa parte do 13º salário do trabalhador será direcionada para o consumo”, disse Wenceslau Júnior.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS

Tagged: , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: