fbpx
Com aumento na demanda online dos cartórios de Mato Grosso, corretores de imóveis realizam treinamento em plataforma da Anoreg-MT

A pandemia tem gerado inovações e adaptações em todos as atividades, incluindo os cartórios, que se adaptaram, migraram seus serviços para o meio eletrônico e tornaram o processo de obtenção de documentos e certidões muito mais simples e rápido. 

Corretores de Imóveis de Mato Grosso receberam, nesta quinta-feira (05.05), treinamento sobre o funcionamento da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), que permite que o usuário acesse, visualize e solicite certidões e documentos, como escrituras de compra e venda, matrícula de imóveis, procurações, entre outros, de forma totalmente online. A iniciativa é uma parceria da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) com Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT).

A plataforma, administrada Anoreg/MT, torna o processo muito mais simples, rápido e confortável aos clientes e já permitiu a realização de 19.589.067 atos, com crescimento de 117% desde o início da pandemia, se comparado março de 2020 a março de 2021.

O treinamento teve como objetivo aprofundar o conhecimento prático dos corretores sobre a plataforma, o que proporcionará uma maior agilidade nas transações realizadas por estes profissionais, que terão eficiência e segurança jurídica, podendo mostrar aos seus clientes toda a intermediação por eles feita ao comprar, vender ou alugar um imóvel. Além de garantir comodidade e economia de tempo e gastos com locomoção aos cartórios físicos.

Leia também: Casas suspensas inovam o conceito de construção vertical do Grupo São Benedito, mais harmonia e aconchego

Segundo a presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias, o treinamento foi essencial para mostrar a segurança e facilidade dos serviços aos corretores. “É muito bom ver a evolução do nosso diálogo. Esse treinamento foi uma forma de trocarmos anseios, experiências e dificuldades encontradas para chegarmos a um consenso. O resultado será bom, principalmente para a sociedade, que contará com serviços mais seguros”.

A diretora de tecnologia da entidade, Maria Aparecida Bianchin, ressaltou que as instituições, através de suas respectivas escolas, podem trabalhar juntas num projeto de integração, levando aos profissionais conhecimentos sobre a plataforma. “Temos estrutura tecnológica para atender todos os corretores a qualquer momento, seja no fim de semana ou de madrugada, por exemplo. Hoje, todas as escrituras podem ser lavradas de forma eletrônica, por videoconferência, o que facilita os trabalhos. Acredito que, mesmo depois da pandemia, vamos continuar usando essas ferramentas tecnológicas, pois todos tivemos que nos reinventar”.

O evento ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT), que por sua vez, destacou que o treinamento serviu para alinhar procedimentos e oferecer aos corretores de imóveis um sistema que os deixem seguros.

Aumento nos serviços online dos cartórios

No mês de março, a busca por serviços digitais cresceu 117% nos Cartórios de Mato Grosso, em comparação com março de 2020, conforme noticiado pelo MT Econômico. Veja mais aqui

Em números absolutos, as solicitações passaram de 11.932, em março de 2020, para 25.937, no mesmo período deste ano. De junho de 2020, quando o sistema começou a filtrar as categorias de certidão, até março de 2021, foram solicitadas um total de 610 certidões no Tabelionato de Notas, 39.897 no Cartório de Registro de Imóveis, 18.961 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e 54 no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.