Comerciantes de Cuiabá encerram 2021 mais confiantes com vendas de Natal

A última pesquisa de 2021, que avalia a confiança do empresário do comércio (Icec) em Cuiabá, apresentou alta de 2% sobre o mês anterior e fechou o ano com 135 pontos, acumulando alta de 9,9% no ano. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF/MT).

Para o diretor de Pesquisas do IPF/MT, Maurício Munhoz, a evolução do indicador é considerada positiva, pois reflete nos demais setores da economia. “Este resultado é uma notícia otimista para toda a economia cuiabana, já que o comércio alavanca todos os demais setores”, explicou Munhoz.

Todos os componentes que formam o Icec apresentaram variação positiva no mês, com destaque para o índice que acompanha o investimento, com alta de 4,5%. Das 181 empresas entrevistadas na capital, 92,2% têm expectativas de aumentar a contratação de funcionários. O presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também destacou os altos índices para expectativas futuras.

Leia também: Comércio realizará maior premiação da história neste Natal; CDL Cuiabá projeta aumento nas vendas

“Alguns indicadores que formam a pesquisa, como a ‘expectativa para o comércio’ continuam melhorando, onde mostra que 96,2% dos comerciantes entrevistados esperam melhoria para o setor, além da alta intenção para a contratação de funcionários. Portanto, temos dados bastante animadores para um final de ano com aumento na movimentação do comércio varejista em Cuiabá”, explicou o presidente da Fecomércio/MT.

A recente pesquisa sobre a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal de 2021, realizada pelo IPF/MT, ajudam a reforçar o aumento da confiança do comerciante. Ela apontou que 68% dos entrevistados pretendem fazer compras neste período. “Esta data é a melhor para o comércio, visto que o setor se beneficia com as festas de fim de ano. Boa parte do 13º salário do trabalhador será direcionada para o consumo”, acrescentou Wenceslau Júnior.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS

Tagged: , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: