fbpx
Cuiabá comemora Semana do Patrimônio Histórico com programação no Sesc Arsenal

Entidades representativas do comércio de Cuiabá e Mato Grosso apoiam a 3ª Semana do Patrimônio Histórico, que acontece de 17 a 21 de agosto com programação no Sesc Arsenal. No dia 17 foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. O evento é organizado pelo grupo “Amigos do Centro Histórico de Cuiabá – (ACHC)”.

A mobilização visa também chamar atenção das autoridades sobre o abandono do Centro Histórico de Cuiabá e para a região do patrimônio tombado pelo IPHAN, que possui um valor incalculável para a História mato-grossense e brasileira.

As belezas das ruas e casarões do Centro-Histórico guardam várias histórias preciosas e muitas memórias de várias épocas de Cuiabá e Mato Grosso. A primeira Igreja do Bom Jesus e de São Benedito, as primeiras construções residenciais, casarões, sondados e casebres que se estabeleceram nas suas três primeiras ruas de cima, do meio e de baixo.

A organização do evento reuniu uma programação que será realizada no Sesc Arsenal através de palestras de profissionais renomados e especialistas da área, exposições de artes, oficinas, citytour, entre outras programações.

Esse ano a AACH premiará iniciativas de valorização do patrimônio histórico com a entrega de uma moção de aplauso dirigida a empresários, proprietários e instituições que preservaram e investiram em seus imóveis.

“Nós queremos despertar esse sentimento cultural na sociedade, esse olhar diferenciado para aquele espaço, tanto nas pessoas que moram no local quanto nos líderes políticos e governantes. Todo o trabalho do grupo Amigos do Centro-Histórico visa a preservação e uso social do nosso patrimônio histórico”, afirmou a coordenadora do grupo, Maria Cândida que acrescentou que todas as medidas de biossegurança serão tomadas a fim de proteger os participantes.

A organização do evento conta com diversos parceiros e apoiadores, entre eles, a CDL Cuiabá, UFMT, IPHAN, FCDL MT, FACMAT, Associação Comercial de Cuiabá, AAU, FECOMÉRCIO MT, SINCOTEC e SINCALCO.

Leia mais: Com mais de 40 mil novos empregos em Mato Grosso, setor de comércio e serviços é o que mais emprega

Tagged: , , , ,