Cuiabá lidera ranking de consumo de energia solar no Brasil; Mato Grosso fica em quarto lugar

Cuiabá lidera ranking de consumo de energia solar no Brasil, segundo divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Mato Grosso fica em quarto lugar, no ranking de estados.

Liderando o ranking, Cuiabá conta com 79,9 megawatts (MW) de potência instalada. O número representa 1,3% de toda a energia solar instalada no Brasil. Em seguida, está Brasília, com 74,5 MW, e Teresina com 67,6 MW.

Em relação aos demais municípios de Mato Grosso, o consumo de energia da capital representa 16,9% do total instalado no estado.

Enquanto isso, Mato Grosso está em 4° lugar no ranking de geração de energia solar no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Entre 2020 e 2021, a Energisa registrou aumento de 200% nos pedidos de análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição. O que mostra que cada vez mais consumidores estão migrando para o sistema de energia limpa.

Conforme a pesquisa, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 75,5% do total. Em seguida, aparecem consumidores dos setores de comércio e serviços (14,8%), produtores rurais (7,2%), indústrias (2,1%), poder público (0,4%) e outros tipos, como serviços públicos (0,02%) e iluminação pública (0,01%).

Leia também: Decreto Legislativo mantém isenção da cobrança do ICMS sobre energia solar em MT

Tagged: , , , ,