fbpx
Empresários citam inadimplência como principal desafio para manter negócios

Empresários citaram que a inadimplência é o principal desafio que enfrentam, durante manutenção de seus negócios na pandemia, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, divulgada na última quarta-feira (21).

A pesquisa demonstrou que 52% dos entrevistados apontaram a inadimplência como o maior desafio. Em 2020, o fator foi mencionado por 40% dos empresários, ou seja, a insegurança aumentou. Por outro lado, um estudo recente da Boa Vista em maio mostrou que houve um crescimento de 2,2% no índice de inadimplência do consumidor.

Questionados sobre as medidas para garantir a sobrevivência dos negócios durante a pandemia, 80% dos entrevistados afirmaram insistir na adoção de cortes de despesas neste ano. Em 2020, o porcentual era de 70%.

Em seguida, 37% relataram ter realizado renegociações com bancos. Essa opção foi respondida por 41% dos empresários no ano passado.

Já a redução do quadro de colaboradores foi citada por 28% deles, enquanto 36% responderam essa opção em 2020. A renegociação de salários foi estratégia de 19% dos empresários esse ano. Em 2020, 37% escolheram essa opção.

Outra medida citada foi a antecipação de férias, por 11% dos entrevistados, contra 41% em 2020.

Segundo nota da Boa Vista, a redução de medidas drásticas ocorreu com a campanha de vacinação contra a covid-19, além do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e demais indicadores econômicos.

“Com a chegada da vacina, ainda que em ritmo lento, e sinais de melhoras dos indicadores econômicos, como a volta do PIB a patamares pré-pandemia, muitos empresários começam a reduzir a adoção de medidas muito drásticas para manutenção de seus negócios. No entanto, há um efeito da inadimplência que ainda ameaça a geração de receita e o fluxo de caixa”, analisa.

Leia também: Confiança do empresário do Comércio de Cuiabá aumenta 68,5% em um ano

Tagged: , , , , , , ,