Entrega de unidade de capacitação

O prefeito Érico Piana, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Voigt, participou da inauguração da unidade do Núcleo Avançado de Capacitação do Senar de Primavera do Leste.

 

O evento ocorreu na manhã de terça-feira, 17, no recinto do Parque de Exposições do Sindicato Rural e contou com as presenças do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, do presidente do Sindicato Rural, José Otávio Nardes, autoridades municipais e produtores rurais.

 

A sede do Núcleo de Capacitação de Primavera do Leste tem duas salas de aula com uma divisória que, quando retirada, é transformada em auditório. O espaço conta ainda com uma cozinha para as aulas de beneficiamento de alimentos e dois banheiros, totalizando uma área construída de 123 metros quadrados. Estruturas parecidas com a de Primavera do Leste também já foram montadas nos municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Cotriguaçu, Barra do Bugres e São José dos Quatro Marcos.

 

O presidente Rui Prado, destacou que a ideia de construir os Núcleos surgiu em função da grande e frequente demanda de mão de obra especializada. Segundo ele, quando assumiu a presidência do Sistema Famato/Senar existia uma deficiência muito grande na área de cursos profissionalizantes. "Estamos investindo neste setor. Aumentamos o número de instrutores credenciados junto ao Senar-MT que atuam nesta área de três para 35, mas mesmo assim, a demanda continua crescendo". Ele informou também que a expectativa é que até o final de 2016 sejam inauguradas mais 40 unidades. "Até agora já temos seis unidades prontas. É uma estrutura simples, mas confortável e que proporciona melhores condições de qualificação e capacitação para o nosso trabalhador rural".

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, a construção deste espaço vai dar a oportunidade de realizar mais treinamentos. "Isso sem falar que é um espaço mais adequado para cursos e oficinas que necessitem de estruturas especificas para o ensino de algumas atividades". Nardes disse ainda que para o próximo ano já existem vários treinamentos programados para o Núcleo Avançado de Treinamento em Primavera do Leste.

 

O prefeito Érico Piana reforçou a importância da presença do sistema Famato/Senar em Primavera do Leste. Para ele, na região existem muitos produtores que têm máquinários, terra e condições de cultivar uma boa safra, mas falta mão de obra qualificada para operar as máquinas e implementos agrícolas com tecnologia avançada. "Existe a necessidade de qualificar mão de obra para esse setor porque um profissional bem treinado tem condições de utilizar todos os recursos que o equipamento oferece evitando, assim, o desperdício, aumentando a produtividade e a rentabilidade" explicou.

 

Na opinião do prefeito, o conhecimento é primordial para solucionar várias dificuldades enfrentadas no setor do agronegócio. "Temos que nos apropriar do conhecimento para produzir mais, progredir e ajudar o país a sair da crise econômica", ressaltou. 

 

A solenidade de inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação de Primavera do Leste foi bastante prestigiada. Além do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, do presidente do Sindicato Rural e do prefeito Érico Piana, também estiveram presentes o diretor de Relacionamentos Institucionais do Sistema, Rogério Romanini, lideranças representando os municípios de Dom Aquino, Paranatinga, Rondonópolis, Campo Verde, Poxoréu e de outras cidades da região.