IPF/MT acredita na redução do desemprego e na oferta de 3 milhões de novos postos até o final do ano no País

Para o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF/MT), os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/IBGE) do mês de agosto, que apresentou pelo oitavo mês consecutivo um saldo positivo no número de empregos com carteira assinada – inclusive em Mato Grosso – apontam para uma redução do desemprego em todo País e uma expectativa de serem gerados, até o fim do ano, quase 3 milhões de novos postos de trabalho.

Somente em Mato Grosso, de janeiro a agosto de 2021, o Estado acumulou um saldo de 66,8 mil novas postos de trabalho, colocando Mato Grosso em 2º lugar no Centro-Oeste e 9º dentre os estados brasileiros. No país, os estados do Sul e Sudeste lideram os números de contratações, com São Paulo ocupando o primeiro lugar (704,2 mil), Minas Gerais em segundo (261,6 mil) e Santa Catarina em terceiro (158,9 mil). Até o momento, foram gerados 2,2 milhões novos empregos.

De acordo com diretor de Pesquisas do IPF/MT, o emprego em alta ajuda a explicar outros indicadores positivos para a economia. “O aumento nas vendas do varejo, por exemplo, é um outro indicador importante. No entanto, esperamos que a inflação, cujos efeitos não eram grandes em julho (quando o levantamento foi realizado), não iniba a continuidade da recuperação da economia”, explicou o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz.

Mato Grosso registrou recentemente, o maior número de empregos gerados na série histórica, segundo publicação anterior do Mato Grosso Econômico.

EMPREGO EM MATO GROSSO – O levantamento do Caged no Estado mostra que foram 41,1 mil admissões contra 35,1 mil desligamentos no período, registrando um saldo de pouco mais de seis mil novas vagas de trabalho. O setor de serviços registrou o maior saldo (3,12 mil), seguidos da construção (1,15 mil), indústria geral (1,11 mil) e comércio (864). A agropecuária foi o único a apresentar saldo negativo no mês (-230).

Leia também: Contratação de temporários no final do ano deve crescer 60% em 2021 em Mato Grosso

Tagged: , , , , ,